O Município de Barcelos esteve presente na efeméride representado pelo Vereador da Mobilidade, José Beleza.
Na cerimónia de inauguração que decorreu em Viana do Castelo, António Costa enalteceu a aposta do Governo na ferrovia, defendendo que se trata de um elemento “fundamental para a internacionalização da economia”.
“Portugal tem de acompanhar o grande investimento que está a ser feito para criar grandes redes transnacionais que liguem toda a Europa por via ferroviária” salientou o chefe do Governo.
O Primeiro Ministro concluiu afirmando que “esta obra é a prova que é possível concretizar os objetivos para cumprir o futuro do país” esperando no próximo ano começar naquela estação a viagem de comboio elétrico até Valença.
A eletrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo na Linha do Minho representou um investimento de 16,5 milhões de euros ao longo de 44 quilómetros de via.
A conclusão da obra garantiu a redução do tempo de trajeto, o aumento da competitividade do transporte ferroviário de mercadorias, o aumento da capacidade de comboios (frequência e comprimento), o aumento dos níveis de segurança e de fiabilidade, o aumento do nível de segurança ferroviária e rodoviária, em resultado da supressão e automatização de passagens de nível e construção de desnivelamentos e a melhoria das ligações internacionais do corredor norte-sul (Porto-Vigo).
A instalação de catenária no troço, o alteamento e prolongamento das plataformas de passageiros, a execução de estação técnica em Midões(Barcelos) a ampliação da estação de Barroselas (Viana do Castelo9, o rebaixamento da via férrea, e a impermeabilização nos túneis de S.Miguel da Carreira, de Tamel e de Santa Lucrécia foram alguns dos trabalhos realizados.
A modernização da Linha do Minho vai agora avançar para a conclusão da eletrificação entre Viana do Castelo e Valença.
Os trabalhos realizados pela Infraestruturas de Portugal também foram apresentados durante as cerimónias. Na Linha do Minho, a eletrificação vai contribuir para uma redução das emissões de dióxido de carbono em 300 milhões de toneladas até 2046, ajudando Portugal a alcançar a meta de neutralidade carbónica até 2050.
No caso da Linha do Minho, passará a haver dois comboios Intercidades entre Lisboa e Viana do Castelo, possibilitando o benefício da mobilidade das populações de Viana do Castelo, Barroselas e Barcelos, que passam a dispor de ligação direta para Lisboa.
Fonte: CMB