fbpx
Início Destaque Página Principal Dois Turismo algarvio regista crescimento no primeiro semestre de 2019

Turismo algarvio regista crescimento no primeiro semestre de 2019

0
Turismo algarvio regista crescimento no primeiro semestre de 2019
Turismo algarvio regista crescimento no primeiro semestre de 2019 - ®DR

 

Contribuíram para estes resultados quer o desempenho positivo do mercado interno com mais 12,8% de hóspedes (total de 592 mil) e mais 11,3% de dormidas (total de 1,70 milhões dormidas de portugueses), quer o crescimento de turistas estrangeiros com mais 8% de hóspedes (total de 1,58 milhões) e mais 1,5% nas dormidas (6,91 milhões de dormidas de não residentes).

O mercado britânico cresceu, contrariando os resultados dos últimos dois anos, sendo que no primeiro semestre de 2019 teve um aumento de 6,8% no número de hóspedes (total de 548,6 mil) e de 1,9% nas dormidas (total de 2,64 milhões). Quando analisadas as dormidas, este foi aliás o principal mercado externo para o desempenho turístico da região, seguindo-se a Alemanha (com 833,7 mil dormidas) e a Holanda (com 603,3 mil dormidas).

De referir ainda o contributo do mercado italiano, que verificou um aumento expressivo de 61,5% no número de hóspedes (total de 32,2 mil) e de 62% nas dormidas (total de 99,1 mil). Relevante foi ainda o crescimento dos mercados emergentes como o Brasil, que subiu 30,6% no número de hóspedes (total de 34,3 mil) e de 34,4% nas dormidas (total de 87 mil), e os Estados Unidos da América com um crescimento de 14,6% no número de hóspedes (total de 42,3 mil) e de 12,4% nas dormidas (total de 111,4 mil).

O fluxo aeroportuário registou igualmente crescimento, com mais 6,6%, totalizando 2,01 milhões de passageiros desembarcados no aeroporto de Faro.

João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), considera que “os resultados turísticos deste primeiro semestre são positivos, sobretudo porque traduzem um crescimento dos proveitos superior ao da procura, bem como o empenho dos operadores públicos e privados em reforçar o Algarve como destino turístico”.  

Graças ao trabalho conjunto, conseguimos manter um bom desempenho junto do mercado britânico, não obstante a incerteza gerada pelo Brexit. Mas conseguimos também conquistar um crescimento junto de importantes mercados emissores como o Brasil e os EUA, refletindo a eficácia dos planos de diversificação de mercados que estão em curso”, conclui.