fbpx
Início Cultura VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina tem início a 30 de agosto

VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina tem início a 30 de agosto

0
VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina tem início a 30 de agosto
VINDOURO – Wine & History - ®DR

 

Depois da mudança de local no ano passado, para a então renovada Praça do Marquês, em S. João da Pesqueira, a VINDOURO – Wine & History apresenta-se em 2019 com um programa que tem várias novidades, ao longo de três longos dias a fechar o mês agosto.

A edição que tem inicio no dia 30, traz até S. João da Pesqueira um número maior de expositores, comparado com a edição de 2018. Serão cerca de 100 expositores no total, de toda da região do Douro, o que representa um aumento de cerca 50% em relação aos participantes nos anos anteriores. Fica demonstrado assim um novo fôlego e uma nova vida nesta Festa que é indiscutivelmente a maior e a mais representativa da região demarcada.

O programa conta com a habitual animação musical – para além de todo o programa, disponível em detalhe em www.vindouro.com– que este ano é assegurada por nomes bem conhecidos do grande público e com uma grande notoriedade nacional.

No dia de abertura, sexta-feira, 30 de agosto, serão os lisboetas Amor Electro a subir ao palco. Esta banda de pop rock, que anima desde 2010 os maiores palcos de Portugal e também da Europa, vai assim garantir a animação no primeiro dia (22h), logo depois do já imperdível Jantar Pombalino. Será, uma vez mais, no Palácio do Cidrô e este ano terá a equipa do chef Rui Paula (Restaurante DOC com uma estrela Michelin) a garantir o melhor serviço gastronómico com a mais apurada gastronomia alto duriense. “Durante o Jantar Pombalino serão anunciados os vencedores da II edição Concurso de Vinhos “Douro em Prova” – um concurso que, depois da primeira experiência no ano passado, conseguiu aumentar o interesse e o entusiasmo dos produtores de vinho, numa seleção de mais de 100 referências dos vinhos presentes na VINDOURO.”

Antes do jantar e também do concerto dos Amor Electro, e ainda no primeiro dia, tempo para a abertura oficial (18h), para o início da prova livre de vinhos (18h às 24h) e de duas exposições de pintura (15h e 18h).

 

Conversas sobre o Vinho, Leilão de Vinhos Generosos e Pedro Abrunhosa

No sábado, segundo dia de VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina, o evento abre às 12h. A meio da tarde, às 16h, realiza-se uma das várias conversas sobre vinho. “Rosés do Douro” é o tema que promete mostrar a evolução que esta categoria de vinhos foi tendo ao longo dos últimos anos. De seguida, o já habitual Cortejo Pombalino percorre o espaço envolvente ao evento, com início às 17h30. Uma hora depois, tempo para um leilão de vinhos generosos, com a promessa de se encontrarem referências vínicas interessantes para enófilos e apreciadores de vinho em geral.

Na Praça do Marquês, centro de toda uma festa, o palco fica a partir das 22h a cargo de um nome conhecido de todos os portugueses e que há várias décadas faz uma carreira de grande sucesso musical: Pedro Abrunhosa.

 

Eco Trail, Grande Prémio Equestre e transmissão em direto na TVI

Em terras da vila mais antiga de Portugal, o último de três dias de VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina, domingo, 1 de setembro, começa cedo. Às 7h da manhã arranca a Feira da Sra. do Monte e um pouco depois uma das novidades: o Vindouro Eco Trail, às 8h30.

Enquanto no núcleo central do evento decorrem as provas livres de vinhos a partir das 12h, uma hora antes (11h) o Mercado Pombalino recebe os visitantes que por lá podem fazer compras.

À hora do almoço, o evento começa a ser transmitido para o país através do programa de entretenimento “Somos Portugal” da TVI que abre uma tarde de programa cheio. O Grande Prémio Equestre começa às 15h e o último Cortejo Pombalino às 17h30. Por entre Conversas de Vinho e um encontro de tunas, vai haver ainda espaço, às 21h, para uma Corrida de Toiros à Antiga Portuguesa, no Campo Municipal de Futebol.

A VINDOURO – Wine & History – Festa Pombalina é uma organização da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, com produção da Essência do Vinho e apoio da Revista de Vinhos e da Capital Douro – Associação Industrial, Comercial e de Serviços de S. João da Pesqueira.