Sempre com o objetivo de dinamizar o concelho, as festas de Torres Vedras irão ter pela primeira vez, este ano uma recriação etnográfica dos hábitos e costumes relacionados com a festa de final das vindimas apelidada de “adiafa das vindimas”. A apresentação terá lugar junto ao Mercado Municipal, seguindo em cortejo até ao Pavilhão Multiusos do Parque Regional de Exposições, onde terá lugar o Encontro de Folclore do Concelho.
Outra das novidades das festas deste ano, é o fórum “Reserva”, que aposta essencialmente na inovação da gastronomia. Para isso o fórum contará com a presença de chefs que ao longo de três dias, vão criar alguns pratos, utilizando produtos locais, considerados de excelência nos mercados nacionais e internacionais como refere Carlos Bernardes “hoje, diria que Torres Vedras é a horta de Portugal e uma das hortas da Europa, na medida em que abastecemos grande parte do mercado nacional e internacional de produtos frescos, nomeadamente legumes – um dos principais ativos do nosso território- para o podermos mostrar contamos com a fusão entre a criatividade dos chefs e a componente dos produtos endógenos”.
Isabel Silva, responsável por este projeto, explicou que “a escolha do nome Reserva foi com a intenção de pedirmos às pessoas para reservarem a data, para aparecerem, para conhecerem os nossos produtos e os degustarem. Teremos muito gosto em receber todos os que tiverem curiosidade de provarem os petiscos que os chefs vão confecionar.”
Também, os melhores néctares da região vão estar no Pavilhão Expo do Parque Regional de Exposições. O evento vai promover o trabalho dos produtores locais, mas também dar a conhecer iniciativas e projetos inovadores associados ao vinho e à vinha.
Carlos Bernardes aproveitou para fazer uma pré-apresentação do guia de enoturismo, referindo “entendemos que a componente do enoturismo é fundamental para o desenvolvimento integrado do próprio território. Começámos a trabalhar no âmbito da Cidade Europeia do Vinho com três unidades de enoturismo. Hoje, já são cerca de 10 unidades. É um trabalho, que pretendemos continuar e consolidar”.
As Merendas do Acordeão, que integram o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras, estendem-se, como habitualmente, pelos espaços de convívio, como cafés, bares, tascas, restaurantes e hotéis. Nas Merendas do Acordeão, poder-se-á disfrutar da sonoridade do acordeão, com atuações de tocadores nacionais e internacionais.
O espaço das “tasquinhas” o festival do pastel de feijão e do vinho de Torres Vedras e a mostra de uvada, terá um programa de animação diário, com a atuações de bandas, de ranchos folclóricos e de acordeonistas.
Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se, o Passeio de BTT Rota das Adegas, Passeios Pedestres e a exposição de máquinas agrícolas e respetivo passeio. De salientar o facto destas atividades serem organizadas por associações locais, sintoma da vitalidade do tecido associativo do concelho de Torres Vedras.
Vão ainda passar pelas festas de Torres Vedras a torreense Susana Félix e o fadista Camané que atuarão respetivamente a 30 de outubro e 6 de novembro.
No dia 11 de novembro, data de encerramento das festividades, realizar-se-á, como sempre, a Sessão Solene de Celebração do Feriado Municipal em que são atribuídas condecorações aos munícipes que durante o ano se distinguiram em múltiplas atividades desenvolvidas em prol do concelho.
A noite será de festa com a atuação dos Lucky Duckies, que animarão a Grande Final do Festival das Vindimas e a eleição da Rainha das Vindimas 2019.
No final da apresentação feita pelo Presidente da Camara Municipal de Torres Vedras e dos coordenadores das diversas áreas das festas da cidade, foram servidos petiscos tradicionais da região, da autoria do chef Miguel Gameiro.
Carapaus de escabeche, cachola, arroz de peito e tiborna de bacalhau, foram algumas das iguarias que pudemos degustar, sem esquecer o tradicional arroz doce e as peras em vinho tinto.
O convite para visitar Torres Vedras e as suas festas ficou feito por Carlos Bernardes que deixou um repto “há a noção que Torres Vedras, está a uma longa distancia de lisboa, mas estamos a falar de meia hora de caminho. Às portas de Lisboa, terão a oportunidade de terem ao longo destes dias, um programa diversificado. Venham às nossas festas. Irão gostar!”
Poderá consultar aqui o programa completo das Festas da Cidade de Torres Vedras.