A segunda etapa regional (Sul/Ilhas) decorreu entre os dias 22 e 23 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegree o concorrente que reuniu a pontuação mais elevada, entre os participantes na categoria Cozinha Makro foi Marcos Sousa, da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, distinguindo-se assim como o vencedor, com o prato “Cachaçada”.
Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da Makro Portugal, realça que: “Cada etapa tem sido uma surpresa. Ao acreditarmos nestas iniciativas demonstra o compromisso que assumimos, não só para com os alunos, como também para com o nosso propósito de viver a paixão pela gastronomia. Tivemos o prazer de surpreender os jovens com a exibição do filme Moda da Cozinha na nossa impactante Blue Box. Para nós a missão de dar as melhores condições para a prática e evolução da gastronomia foi bem-sucedida.”
Por outro lado, a grossista aproveitou ainda para os inspirar com a exibição do documentário “A Moda da Cozinha”, que ocorreu naBlue Box da empresa, completamente pensada pela mesma. “Esta experiência tinha como objetivo incentivar o público jovem e criar junto do mesmo um espírito de inovação e criatividade. Acreditamos que estas iniciativas são de extrema importância, uma vez que fomentam a criação de uma relação entre as escolas profissionais, os formadores, os alunos e os profissionais ativos no mercado”, conclui a responsável.
O Jovem Talento da Gastronomia (JTG) é um movimento para jovens talentos e um lugar de oportunidades para quem pretende uma carreira profissional mais promissora nas áreas da hotelaria e restauração.
Composto por 3 etapas regionais, culmina na final nacional, na qual o talento é revelado em cada uma das áreas a concurso: Artes da Mesa, Barman, Cozinha Makro, Cozinha com Legumes Bonduelle, Cozinha com Polvo Nacional Brasmar, Cozinha com Bacalhau Brasmar, Pastelaria e Tradição com Arroz Bom Sucesso.
Segue-se a terceira, e última etapa regional, a 30 e 31 de outubro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha. Os quatro concorrentes mais bem classificados destas três etapas irão estar presentes na final nacional, disputada a 4 e 5 de dezembro, na Escola de Hotelaria de Fátima.
Como patrocinador oficial, a Makro apoia este concurso com o fornecimento de produtos para alguns dos momentos culinários da competição, bem como com a oferta de um cheque no valor de 1.000€ em compras (final nacional) nas suas lojas ao vencedor da categoria “Cozinha Makro”.
Para mais informação, aceder a http://jovemtalentodagastronomia.etaste.pt/ e http://www.egosto.pt/portfolio/jovem-talento-da-gastronomia/