Aqui estão alguns dos mais fascinantes factos dos MTV EMAs 2019, que serão transmitidos ao vivo em todo o mundo já amanhã, dia 3 de novembro, a partir do FIBES, o Palácio de Congressos e Exposições de Sevilha, Espanha:
A CIDADE – CULTURALMENTE RICA
- Sevilha é a primeira cidade criativa da música a ser reconhecida pela UNESCO e tornou-se um dos destinos turísticos mais populares do mundo.
- A cidade é um centro de criatividade e atividade musical altamente reconhecido, proporcionando um ambiente vibrante que resulta de uma longa tradição musical e influência à escala global. Sevilha alcançou um forte crescimento no seu tecido cultural, devido à combinação de investimento público, privado, talento e empreendedorismo.
- O boom cultural em Sevilha espelha-se através dos diversos eventos de grande prestígio que a cidade tem organizado, como o Bienal de Flamenco, o Festival de Cinema Europeu de Sevilha, os Prémios Goya e o ‘The Year of Murillo’, em 2017, que homenageou o mundialmente reconhecido pintor Bartolomé Esteban Murillo, tendo sido o maior evento cultural desde a Expo Mundial de 1992.
A EQUIPA – A MTV TOMA DE ASSALTO SEVILHA
- Até ao momento, a MTV reservou mais de 9,000 quartos de hotel para o seu staff e crew.
- A equipa MTV começou a chegar a Sevilha com mais de duas semanas de antecedência, no dia 18 de outubro, e está previsto deixar a cidade no dia 7 de novembro.
A VIAGEM – CONHECER SEVILHA
- Toda a equipa, staff e os artistas vão passar um total de mais de 2,000 horas a conduzir por Sevilha, num período de 5 dias.
- Mais de 10,000 emails foram enviados até ao momento para planear o transporte dos artistas.
- Cerca de 100 carros foram reservados para assegurar o transporte de mais de 600 pessoas, durante os dias do evento.
OS FÃS
- Aproximadamente 14,000 fãs participaram nos diversos momentos da Music Week que antecede os MTV EMAs. Mais de 2,000 fãs estiveram no Vodafone Yu Music Show, 500 fãs nos MTV Breaks e 11,000 fãs fizeram parte do grande espetáculo desta sexta-feira.
- A MTV espera mais de 500 fãs na passadeira vermelha e 10,000 fãs hoje, na Plaza de España, para o espetáculo que antecede os EMAs.
- 1,600 fãs de Sevilha receberam bilhetes para assistirem ao espetáculo.
O CENÁRIO
- O CONCEITO: Julio Himede, fundador do Yellow Studio, mantém o seu importante papel enquanto responsável pelo design da produção.
- A INSPIRAÇÃO: As famosas fiestas e os azulejos vibrantes de Sevilha são a inspiração para o design do show. Os displays programáveis de vídeo LED retratam obras de arte em azulejo, no teto e no fundo dos cenários, bem como no palco alongado, que se assemelha a uma passadeira de moda. Sevilha é conhecida pelas suas sombras, que adornam as ruas, especialmente nos meses de verão, e isso reflete-se no cenário através de uma sensação de mistério sombrio, que é igualmente destacado no design do logótipo dos MTV EMAs 2019.
- OS NÚMEROS: O cenário inclui 1,500 lâmpadas no teto, 1,064 ladrilhos em vídeo no chão e um palco com 60 metros de comprimento que tem, por sua vez, outros 4 palcos pré-programados. O ecrã principal tem mais de 6.800.000 pixels de definição.
O CATERING
- Cerca de 15,000 refeições serão servidas este ano para a equipa MTV e artistas, todas provenientes de mercados locais.
- O evento terá mais de 220 metros reservados para os bares, incluindo a After Party VIP.
- A famosa cerveja de Sevilha Cruzcampo, criada em 1904, será servida durante o evento e na After Party.
- Mais de 60,000 cervejas Cruzcampo serão servidas com o suporte de cerca de 110 sistemas de distribuição.
BUZZ DIGITAL
- Até o momento, foram feitas mais de 1,400 publicações através das redes sociais oficiais da MTV, em todo o mundo.
- Os EMAs vão receber influenciadores dos quatro cantos do mundo durante os eventos e concertos VIP – somados os seus seguidores, chega-se ao astronómico número de 73,000,000 followers.
- O site dos MTV EMAs chega a 32 países, em 16 idiomas diferentes.
- O conteúdo digital e social da cerimónia é produzido e adaptado localmente para 99 contas diferentes, em todo o mundo.
ALÉM DA MÚSICA – HOMENAGEAR QUEM FAZ A DIFERENÇA
- Este ano, os MTV EMAs trazem de volta o “MTV EMA Generation Change Award”, prémio que vem elevar e dar força ao trabalho desenvolvido por ativistas originais e destemidos e jovens líderes que estão a fazer, efetivamente, a diferença no mundo através da música, storytelling e inovação.
- São cinco os ativistas de todo o mundo selecionados para o galardão, que será apresentado durante o pré-show, transmitido ao vivo a partir da red carpet dos MTV EMAs 2019, em Sevilha, a 3 de novembro.
- Os nomeados são Alfredo “Danger” Martinez, 33 anos, México; Shiden Tekle, 20 anos, Reino Unido; Lisa RanRan Hu, 20 anos, China; Kelvin Doe, 22 anos, Sierra Leone; Jamie Margolin, 17 anos, Estados Unidos da América.
O BACKSTAGE DOS ARTISTAS
Mais de 60 chefs estão destacados para preparar um menu personalizado, repleto de sabores tipicamente sevilhanos, com tapas, paella e outros pratos tradicionais para artistas e convidados VIP. No total, serão servidas mais de 1,000 refeições para artistas e os seus convidados. Nenhuma área VIP estaria completa sem decoração e obras de arte para inspirar e impressionar. Por isso, Lovely Things foi a responsável pela curadoria de arte, que escolheu o artista britânico Sickboy para a exibição.
OS LOOKS
- OS CRIADORES: Cerca de 50 dos melhores maquilhadores do mundo estão em Sevilha. No comando do esquadrão de beleza está a veterana dos EMAs e artista de renome mundial, Debbie Dannell, que lidera a equipa pelo seu 24.º ano. O artista urbano e membro do The Urbanist estará na sala VIP para personalizar ténis, malas e t-shirts.
- MAQUILHAGEM EM NÚMEROS: Para dar vida aos incríveis looks desta edição, cada membro da equipa de beleza levou consigo para Sevilha mais de 50 quilos em produtos e acessórios, num total de 440 pincéis, 80 esponjas, 315 sombras e 80 iluminadores. Sem esquecer as 300 perucas, para juntar às já 2,000 em stock.
- O GUARDA-ROUPA: Para celebrar a beleza de Sevilha, o show deste ano é fortemente inspirado na cultura local e nos seus dançarinos tradicionais, bem como na arte abstrata que reveste as ruas da cidade. A apresentadora Becky G fará cerca de 10mudas de roupa e os dançarinos terão um total de 300 figurinos. A equipa responsável pelo guarda-roupa inclui estudantes de moda e estilistas locais, bem como um vencedor da competição MTV Breaks, num total de 17 pessoas.
O AFTER PARTY
- Nenhuma cerimónia de entrega de prémios da MTV estaria completa sem um After Party excêntrico. A MTV receberá 1,800 convidados.
- Luz De Luna é o nome da festa, que significa luar – uma homenagem às noites de Sevilha, quando a temperatura desce e os moradores retomam às ruas para comer, beber e festejar.
- Foram precisos seis dias para montar o cenário para a After Party. Idealizado e produzido pela MTV & Music Alchemy, o espaço apresentará uma tela de projeção gigante de 35m com conteúdo criado pela Silent Studios. Os convidados poderão ainda frequentar uma discoteca em plena casa de banho, que contará com a performance de A Man To Pet, e um espetáculo surpresa de flamenco da talentosa Paula Comitre.
- DJs de renome não vão faltar à festa. São esperadas atuações de Jungle, Shortee Blitz, Black Saint, Flaca & Albal, Hutch, Ed Rostand e Cherish Kaya.
A superestrela Becky G, a anfitriã dos MTV EMAs 2019, vai atuar perante fãs de todo o mundo após o lançamento do seu primeiro e muito esperado álbum “Mala Santa”. São igualmente esperadas atuações de Akon, Ava Max, Dua Lipa, Green Day, Halsey, Mabel, NCT 127, Niall Horan e Rosalía. Adicionalemnte, Sofia Reyes, Jhay Cortez e Pabllo Vittar vão atuar para os fãs na Passadeira Vermelha.
A votação nas diferentes categorias encontra-se disponível em mtvema.com até às 23h59 de hoje, dia 2 de novembro. Quem quiser estar a par de tudo o que se passa nos EMAs, poderá seguir o programa no Instagram, Twitter, Snapchat (@MTVEMA) e Facebook, utilizando #MTVEMA e @MTVEMA.