Na sua quinta edição, a prova volta a reunir os carros mais míticos dos ralis dos anos de 1970 a 2000, com destaque para os míticos Grupo B e algumas das máquinas mais emocionantes da atualidade.
A prova que se tem vindo a afirmar como uma das mais relevantes no contexto dos Rally-Legends Europeus, integra cerca de 30% de concorrentes estrangeiros, de países como a Alemanha, Bélgica, Espanha, Grã-Bretanha e Suécia. De todos os participantes, o nome mais sonante é o do Campeão do Mundo de Ralis de 1984, Stig Blomqvist, que regressa ao volante de um Audi Sport Quattro S1, talvez um dos mais entusiasmantes carros da geração dos denominados “Super Grupo B”, com perto de 600 cavalos de potência e apenas 1.090 kg de peso.
Irão estar em prova os emblemáticos “Super Grupo B”, a que se juntam outros históricos “Grupo B”, como os Audi Quattro A2, Lancia 037 e Renault 5 Turbo, para além de outros modelos igualmente célebres de Grupo 4 (Lancia Stratos, Fiat 131 Abarth, Renault 5 Turbo ou Ford Escort RS), Grupo A (Lancia Delta Integrale, Subaru Impreza, Mistubishi Lancer Evo e Ford Escort Cosworth) e mesmo um World Rally Car (Subaru Impreza WRC).
A edição deste ano conta com 10 Provas Especiais, em piso de asfalto, preparadas pelo Clube Automóvel de Santo Tirso. O centro da prova mantem-se em Vila Nova de Gaia onde, na Marginal, decorrerá a partida e chegada simbólica do rali.
Na noite de dia 8 de novembro, sexta-feira, a partir das 21h15, o Quartel da Serra do Pilar em Vila Nova de Gaia recebe a “Super Especial Gaia” que terá uma extensão de 1,2 km, prometendo a concentração de alguns milhares de expetadores.
No dia 9 de novembro, sábado, o concelho de Barcelos concentrará todo o segundo dia de prova. Serão disputados o troço de Laúndos (9,00 km), a dupla passagem pelas classificativas de Barcelos (9,00 km) e de Franqueira (4,70 km), assim como a grande novidade desta edição, a especial de Boucles Barcelos (9,60 km), que terá três passagens e sem preocupações de cronómetro.
No último dia de prova, 10 de novembro, domingo, terão lugar as 3 classificativas de Santo Tirso: Assunção com 4,40 km, S. Tomé de Negrelos com 7,30 km e Coronado com a extensão de 5,37 km. O fim da prova acontecerá, ao final da manhã, junto à margem esquerda do Douro, na Marginal de Gaia.
As máquinas irão ficar parqueadas no Queimódromo, no Porto, que faz a sua estreia no RallySpirit. As máquinas poderão ser admiradas no Parque da Cidade [Porto] e, sobretudo, na Avenida dos Aliados [Porto], onde irão permanecer de sexta-feira para sábado, logo após a tradicional Super Especial de Gaia.
Não faltam, portanto, motivos para que estes três dias de puro revivalismo, sejam verdadeiramente únicos e reunam milhares de adeptos do desporto automóvel.
Conheça a Lista de Inscritos e o Programa.
Fonte: CMP, Rallyspirit