Os desenhos, agora em exposição, fazem parte do Prémio Especial de Caricatura do PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. O primeiro prémio foi atribuído ao artista português António Santos (Santiagu), o segundo ao espanhol Matias Montedoro e o terceiro ao português Aurélio Mesquita.
Amália Rodrigues atraiu o humor de cartunistas de vários países. Assim, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egito, Espanha, Finlândia, Índia, Irão, Itália, México, Peru, Polónia, Portugal, Roménia e Turquia são os países representados nesta exposição. Uma boa parte dos desenhos relevam o aparelho vocal da diva do fado e expressam uma multiplicidade de características da cantora, cujo centenário do nascimento se celebra em 2020.
O PortoCartoon-World Festival tem homenageado figuras nacionais e estrangeiras, como Mandela, Chaplin, Picasso, Bob Dylan, Woody Allen, Saramago, Manoel de Oliveira, Siza Vieira e Cristiano Ronaldo, entre outras.
Com curadoria do diretor do MNI, Luiz Humberto Marcos, a exposição estará patente até dia 8 de dezembro, no Shopping La Vie Porto Baixa, junto ao Mercado Temporário do Bolhão.
Fonte: CMP