A dupla Edgar Alves/Vasco Machado conseguiu destacar-se das demais equipas participantes na primeira edição nacional do Red Bull Basement University, conquistando o júri internacional. A consequência implica responsabilidades acrescidas e algumas semanas de trabalho intensivo para desenvolver o projeto que vão levar à final mundial deste concurso de ideias e empreendedorismo.
O projeto português “ShareAcademy” propõe uma intensificação da troca de informação entre estudantes universitários, disponibilizando apontamentos e outros elementos de estudo através de uma aplicação móvel. A uma maior atividade nesta plataforma irá corresponder um incentivo sob a forma de uma remuneração monetária, sendo estes recursos financeiros captados através de receitas da publicidade.
Edgar Alves, estudante de Administração de Pública na Universidade de Aveiro e Vasco Machado, estudante de Engenharia Mecânica no Instituto Superior Técnico de Lisboa, ambos com 22 anos, aceitaram o desafio de desenvolver soluções práticas que possam melhorar o dia a dia na universidade, recorrendo para isso às mais modernas tecnologias. Depois de identificada a oportunidade (Insight), esta dupla tem agora pela frente cerca de cinco semanas de desenvolvimento na fase de incubação, que vai decorrer no PCI – Creative Science Park, em Aveiro.
Concluída a fase de incubação, a equipa portuguesa irá participar, de 12 a 15 de dezembro, no Workshop Global do Red Bull Basement University, em Toronto, no Canadá. Aqui o projeto “ShareAcademy” vai mostrar todo o seu potencial e competir com os melhores do mundo.
Criado em 2018, o Red Bull Basement University envolveu na sua primeira edição participantes de 16 países e 300 universidades, gerando mais de 800 ideias. Portugal estreia-se na edição de 2019 do concurso, competindo entre os 27 países participantes.