Completamente esgotado, tal como em 2018, o evento que decorreu na passada semana, e a capital portuguesa, marcaram a agenda mediática, embora com menos impacto que no ano passado. Ainda assim, os números oficiais da organização apontam para mais participantes -cerca de 70 500 pessoas, quase metade delas, mulheres – e de mais países: 159 em 2018 e 163 países em 2019.
Pelos 22 palcos do evento, passaram 1206 oradores, mais de duas mil startups e 1200 investidores.
De acordo com um estudo Cision, entre 1 de outubro e 9 de novembro, Lisboa foi citada em 6.119 notícias em meios online internacionais – menos 2.076 artigos, no período homólogo – e em 75% das notícias que referiam a Web Summit. EUA, Reino Unido, Brasil, Espanha e Alemanha destacaram-se entre os países onde se registaram mais artigos sobre a cimeira tecnológica.
Em Portugal, o evento que decorreu pela quarta vez em Lisboa, foi mencionado em 4.603 notícias, verificando-se também uma quebra de 1.452 artigos, relativamente ao período homólogo. No período em análise, os meios onlineassumiram preponderância, referindo a Web Summit em 3.243 artigos. Seguiram-se as referências em Televisão, Imprensa e Rádio, com 708, 413 e 239 artigos, respetivamente.
Em contrapartida, relativamente ao número de horas de emissão, verificou-se um aumento em Televisão, de 53 horas, em 2018, para mais de 57 horas, em 2019. Por sua vez, na Rádio manteve o número de 12 horas e meia, tal como no ano passado.
De salientar ainda as start-ups nacionais, como a Barkyn, a DefinedCrowd, a GoParity ou a Sound Particles, cuja presença na Web Summit ficou refletida em diversos meios de comunicação social.
O objeto do estudo da Cision, recaiu sobre todas as notícias veiculadas no espaço editorial português em mais de dois mil meios de comunicação social e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países, monitorizados regularmente pela Cision, pesquisados entre os dias 1 de outubro e 9 de novembro de 2019 e no período homólogo.