Sob a direção artística de Elena Shcherbakova, as coreografias do bailado russo, magistralmente executadas por cerca de 80 bailarinos transportaram o público presente numa fantástica e colorida viagem à volta do Mundo.
Do repertório da companhia, com cerca de 200 danças dos diferentes povos do Mundo, o Ballet Igor Moiseyev, iniciou o espetáculo com a dança russa “Verão”, considerada por Elena Shcherbakova, como a que, sem recorrer a palavras ou comentários, retrata melhor o povo russo, – a largueza, a vastidão, uma bondade especial radiante, e as vozes líricas da própria Rússia- juntos numa dança popular de roda.
Para a diretora artística, que entrou para a companhia aos 16 anos de idade e que mantém bem viva a identidade e o espírito do mentor e fundador do Bailado, o Mestre Moiseyev, “Verão” é o “cartão de visita” do ballet de Igor Moiseyev, ou por outras palavras, um retrato dele em tamanho real.
“Joropo” da Venezuela, “Hra, Chiokyrlie, Zhok” da Moldavia, “Gaucho” da Argentina, “Sirtaki” da Grécia, foram alguns dos bailados que o publico português pôde assistir, para alem de um tema dedicado ao futebol.
A encerrar o espetáculo um “Vira” bem português a que não faltaram os tocadores de concertinas.
Aas rigorosas coreografias sempre enriquecidas pelo extraordinário guarda-roupa das diferentes atuações, entraram para a história como uma alegre e pitoresca enciclopédia da dança popular, sendo já consideradas património da dança mundial.
O talento e o profissionalismo, para além da alegria com que atuaram, fascinaram o publico presente no Salão Preto e Prata, que aplaudiu efusivamente estes talentosos bailarinos.
Foi preciso cair o pano e acenderem-se as luzes para que o publico que lotava a sala, começasse a sair. Todos tinham a esperança de poder assistir a mais uma dança…
Sobre Igor Moiseyev
Mentor e fundador desta companhia de dança, foi um dos mais premiados coreógrafos do mundo da dança e membro honorário de várias Academias mundiais. A sua trajetória foi reconhecida por importantes organismos internacionais como a UNESCO que lhe atribui a Mozart Medal entre outras.
Igor Moiseyev estabeleceu a sua companhia de dança em 1937, afirmando-se como a primeira companhia profissional de dança popular do mundo tendo vindo a empreender ao longo dos anos um importante e efetivo trabalho no campo da internacionalização, contando com atuações em mais de 70 países.