Esta presença, que conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, representa um reconhecimento do trabalho desenvolvido, mas também uma oportunidade ímpar de divulgar a música portuguesa. Com esta participação, de 60 elementos, a ESML pretende levar a identidade e o património português além-fronteiras. O reportório escolhido para ser apresentado pela orquestra de sopros da ESML assentou num apertado crivo, do qual faz parte a obra “Rapsódia em Fado”, que será editada para apresentação na conferência, por se considerar ser uma obra representativa da alma portuguesa e pelo facto de o fado ser património imaterial da Humanidade.
Para a concretização desta participação a Orquestra de Sopros da ESML conta também com o apoio da FLAD – Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, da Ordem dos Engenheiros Técnico e do Politécnico de Lisboa.
A orquestra terá dois concertos de antecipação com o programa que vai levar ao Midwest, no dia 06 de dezembro no Auditório Vianna da Motta da ESML (em Lisboa), e no dia 07 de dezembro, no Cine-Teatro Paraíso, em Tomar.