A European Best Destinations, organização sediada em Bruxelas, que promove a cultura e o turismo na Europa, selecionou de novo a Ponte Luiz I, para a lista das pontes mais bonitas da Europa, reafirmando uma escolha já feita há cinco anos.
Obra do engenheiro belga Théophile Seyrig, discípulo de Gustave Eiffel, a ponte que une as duas margens do Douro e que é um marco histórico das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, com os seus 395 metros de comprimento e oito de largura é também a ponte com o maior arco em ferro forjado do mundo.
A agora, Ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966 com o nome de Ponte Salazar, designação que viria a ser alterada após a revolução do 25 de abril.
A Ponte Vasco da Gama, com 12,3 quilómetros de extensão, continua a ser a mais longa da Europa. A sua inauguração aconteceu em 1998 e o seu nome é uma homenagem aos 500 anos da chegada de Vasco da Gama à India.
A par das três pontes nacionais, fazem parte do ranking, pontes de renome como a Puente Nuevo (Espanha), Ponte Vecchio, em Florença ou a Tower Bridge, em Londres.
Editado: alterado “Ponte D. Luiz I” para “Ponte Luiz I”