A prova nacional que pontuará para o Campeonato Mundial de Ralis envolve, este ano 14 municípios, mais quilómetros de percurso e mais especiais de classificação. São três etapas e 22 especiais, num total de 1.582,25 km, dos quais 330,98 disputados ao cronómetro.
A Exponor, em Matosinhos, continua a ser a ‘base operacional’ onde serão feitas as verificações administrativas e técnicas, estará instalado o parque de assistência e serão dadas parte das partidas e chegadas.
No primeiro dia de prova, 21 de maio, o “shakedown”, volta a ter lugar em Paredes, arrancando logo às 9 horas. A partida oficial, será dada, novamente, em Coimbra, junto à Porta Férrea da Universidade, às 20h30.
No dia 22, partem para uma “Tyre Fitting Zone”, ainda em Coimbra, seguindo para uma dupla passagem pelos troços de Lousã, Góis (este com um novo local de partida) e Arganil. Mortágua, uma novidade no traçado deste ano, encerra a passagem do rali na região Centro. O final do dia acontece no Eurocircuito de Lousada com a única Super Especial do rali.
No sábado, 23 de maio, estão previstas outras oito provas especiais, todas com duplas passagens começando o dia em Vieira do Minho, passando por Cabeceiras de Basto e Amarante.
O dia termina com o regresso ao Porto para a Porto Street Stage, dupla classificativa urbana disputada na baixa da Cidade Invicta. O percurso será de perto de 2 km com início no topo da Avenida de Dom Afonso Henriques, perto da Sé Catedral, e final junto ao Tribunal da Relação do Porto, ao lado do Jardim da Cordoaria. Mantêm-se as habituais passagens pela Estação de São Bento, Rua de Sá da Bandeira, Praça de D. João I, Avenida dos Aliados e Rua dos Clérigos. A partida do primeiro concorrente está marcada para as 19h03.
O último dia da prova, a decorrer no domingo, dia 24 de maio, será uma etapa curta, mas de grande importância e que conta com algumas novidades. Serão seis troços, também a serem percorridos por duas vezes, sendo a grande novidade a introdução do troço de St.ª Quitéria(Felgueiras), seguindo-se as especiais de Montim e Fafe. A segunda passagem por Fafe volta a ser disputada em formato Power-Stage com o aliciante da atribuição de bonificações pontuais aos pilotos melhor classificados.
A consagração dos pilotos e equipas será na Marginal de Matosinhos.
O Vodafone Rally de Portugal é pontuável para o Campeonato do Mundo de Ralis, com os carros Rally1 (ex-WRC), e para o campeonato WRC2, com os carros Rally2 (ex-R5).
A prova está integrada no Campeonato de Portugal de ralis tendo, este ano, a presença da Peugeot Rally Cup Ibérica, sendo a prova portuguesa a primeira do calendário desta competição, agora disputada com o novo Peugeot 208 Rally 4.
O Vodafone Rally de Portugal é uma prova com organização do Automóvel Club de Portugal (ACP).
PROGRAMA*
Quinta-feira, 21 maio 2020
Shakedown – Paredes (4,60 km) 09h00 / 15h00
Coimbra – Cerimónia de Partida 20.30
Sexta-feira, 22 maio 2020
Coimbra – Partida 06h50
Lousã (12,35 km) – SS1 e SS4 08h08 / 12h31
Góis (19,46 km) – SS2 e SS5 09h08 / 13h31
Arganil (18,77 km) – SS3 e SS6 10h08 / 14h31
Mortágua (18,24 km) – SS7 15h58
Lousada (3,36 km) – SSS8 19h03
Sábado, 23 maio 2020
Vieira do Minho (20,53 km) – SS9 e SS12 08h08 / 15h03
Cabeceiras de Basto (22,22 km) – SS10 e SS13 09h08 / 16h03
Amarante (30,36 km) – SS11 e SS14 10h28 / 17h23
Porto Street Stage (1,95 km) – SS15 e SS16 19h03 / 19h28
Domingo, 24 maio 2020
Felgueiras (9,16 km) – SS17 e SS20 07h08 / 09h53
Montim (8,71 km) – SS18 e SS21 08h03 / 10h48
Fafe (11,18 km) – SS19 e SS22 Power Stage 08h58 / 12h18
Marginal de Matosinhos – Cerimónia de Pódio 15h45
* O programa definitivo será publicado em Regulamento e sujeito a aditamentos.