O jogo começou em ambiente de festa, com os adeptos de ambas as equipas a cantar e acenar as bandeiras.
Os dois primeiros lances de perigo pertenceram ao Benfica, comCervi a rematar com o pé direito no coração da área, mas a bola é cortada por Ilori. Logo a seguir, perda de bola da defensiva do Sporting, Vinícius ganhou espaço e tentou o remate, que foi para a bancada.
O Sporting tentou responder, mas o Benfica exercia uma forte pressão à defesa leonina. Nova oportunidade de Pizzi, que recebe a bola da direita e remata para defesa de Maximiano.
O jogo estava com um ritmo muito elevado, e numa transição muito rápida, Rafael Camacho ganhou a posição a Ferro e atira ao poste. Grande situação de perigo para o Sporting.
O Benfica continuava à procura do primeiro golo. Era a equipa mais perigosa em campo. Na sequência de um canto, Gabriel levantou a bola e antecipando-se a IIori cabeceou para a baliza. Numa intervenção de recurso Maximiano defendeu para canto.
O Sporting conseguiu soltar-se da pressão e foi à área do Benfica ameaçar as redes encarnadas. Bruno Fernandes cruzou a bola que entra na baliza defendida por Vlachodimos, mas o lance é anulado por fora de jogo de Luiz Phellype.
Minutos depois, após jogada de Bruno Fernandes, Bolasie surge sobre a direita, entra na área adversária e atira para defesa do guardião encarnado.
Ao intervalo 0-0 no marcador, apesar das oportunidades desperdiçadas pelas duas equipas.
No inicio da segunda parte, choveram tochas e potes de fumo negro da bancada das claques sportinguistas,em rota de colisão com a atual direção do clube, o que obrigou o árbitro Hugo Miguel a interromper o jogo e a ir conversar com os delegados da Liga.
A partida recomeçou, ainda com muito fumo no campo e com as equipas a retomarem o ritmo da primeira parte.Ataques de lado a lado, mas foi Doumbia que ganhou espaço em zona frontal e atirou para uma defesa apertada de Vlachodimos.
Bruno Lage mexe na equipa fazendo entrar Rafa para o lugar de Chiquinho. O Sporting baixou o ritmo de jogo e o Benfica aproveitou. Aos 80 minutos depois de uma jogada de Vinícius, Rafa Silva surgiu na pequena área e rematou para o fundo da baliza de Maximiano, inaugurando o marcador em Alvalade. O lance foi analisado e posteriormente validado pelo VAR.
Após o golo, a equipa da casa desconcentrou-se e Rafa já no período de descontos, aproveitando alguns erros da defesa leonina e bisa em Alvalade. Foi o delírio dos adeptos encarnados.
O Derby lisboeta terminou com a vitória do Benfica que esta noite consolidou a liderança no campeonato, com mais 7 pontos que o FC Porto, que hoje perdeu frente ao Braga. O Sporting fica com 29 pontos, a 19 do líder.