A cerimónia contou com a presença de Édouard Philippe, Primeiro-Ministro Francês; Gianluigi Aponte,Fundador e Presidente Executivo do MSC Group; Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da MSC Cruises; e Laurent Castaing, Director Geral dos Chantiers de l’Atlantique.
As duas companhias anunciaram a assinatura de contractos oficiais para a construção do terceiro e quarto navios MSC World Class, movidos a LNG que serão entregues em 2025 e 2027.
O primeiro dos dois navios da Classe World encontra-se neste momento já a ser construído nos estaleiros Chantiers de l’Atlantique, em Saint-Nazaire, e está previsto começar a navegar em 2022. Com uma arqueação bruta de 205,000 GT, o navio tornar-se-á no maior navio operado por uma companhia de cruzeiros Europeia e o primeiro movido a LNG, a ser construído em França. Comparativamente ao combustível marítimo standard, o LNG – gás natural liquefeito – reduz as emissões de dióxido de enxofre e de partículas por parte dos navios em 99%, as emissões de NOx em 85% e as emissões de CO2 em 20%.
Estes contratos representam um investimento de capital por parte da MSC Cruzeiros superior a €2 mil milhões e prevê-se que vão gerar 14 milhões de horas de trabalho adicionais, totalizando mais de 2.400 empregos. A assinatura desta parceria, permite também que o estaleiro comece a trabalhar com as centenas de fornecedores e subcontratados envolvidos nos projetos, iniciando assim um novo ciclo que beneficiará muito a economia francesa.
A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique reforçaram ainda a sua colaboração ao longo da próxima década com o anúncio de dois projetos adicionais.
O primeiro, um Memorando de Entendimento (MoU) para o desenvolvimento de um novo protótipo de classe de navios movidos a LNG que ficarão a operar sob a marca MSC Cruzeiros. Para este projeto, a MSC Cruzeiros, o estaleiro e outros parceiros vão centrar-se no desenvolvimento de tecnologias ambientais emergentes, de acordo com a visão da IMO para 2030 e 2050. Os quatro navios desta nova classe representarão um investimento de capital superior a €4 mil milhões e 30 milhões de horas de trabalho extras para o estaleiro, fornecedores e subcontratados envolvidos no projeto.
Um segundo acordo MoUassume a parceria da MSC Cruzeiros com os Chantiers de l’Atlantiqueno desenvolvimento de mais um conceito inovador de protótipo de classe de navios com o qual será possível explorar as oportunidades que a energia eólica e outras tecnologias avançadas poderão trazer para o transporte de passageiros.
Os três acordos assinados hoje representam um investimento superior a €6,5 mil milhões de euros na economia Francesa.
A MSC Cruzeiros está fortemente comprometida em alcançar um futuro com impacto zero, investindo no desenvolvimento acelerado de novas soluções de energia e tecnologias ambientais que o tornarão possível. No dia 1 de janeiro de 2020, a MSC Cruzeiros tornou-se na primeira companhia de cruzeiros no mundo a operar com carbono totalmente neutro. Uma vez que a tecnologia ambiental mais avançada de hoje, por si só é insuficiente, de modo a minimizar e reduzir continuamente sua pegada ambiental, a MSC Cruzeiros compensará todas as emissões diretas de dióxido de carbono (CO2) das suas operações marítimas de toda a frota através de uma combinação de projetos de compensação de carbono desenvolvidos de acordo com os mais altos padrões das principais entidades internacionais.