A Prova:
A prova revelou-se muito competitiva, com o resultado a ser decidido nos últimos cem metros, quando os homens do Maia, Nuno Costa e Paulo Barbosa, tomaram o controlo da corrida,deixando para trás um dos favoritos, Samuel Barata, que não conseguiu aguentar o “ataque” dos atletas do Maia.
A prova masculina:
Na reta final, foi Paulo Barbosa, que se destacou, arrecadando o seu primeiro título nacional de corta-mato nacional. No final da sua brilhante corrida, o campeão nacional dedicou a corrida ao seu treinador, Bruno Jesus “que, como atleta, foi várias vezes ao pódio, mas nunca conseguiu vencer!”
Paulo Barbosa, venceu com o tempo de 12.56 minutos, um segundo mais que o seu colega de equipa Nuno Costa (12.57), relegando um dos favoritos, Samuel Barata, do Benfica, atual campeão nacional de estrada, para o terceiro lugar (13:00 minutos). O primeiro sub23 foi Duarte Gomes, do Benfica, quinto classificado, enquanto que foi Fábio Simões (RD Águeda), foi o melhor júnior, classificando-se no 41º lugar da classificação geral.
A Prova feminina:
Em femininos Mariana Machado sagrou-se pela terceira vez consecutiva campeã Nacional de corta-mato. A atleta do Sporting de Braga liderou a prova desde o seu início, destacando-se na fase final da prova para vencer claramente isolada
ao findou sempre na frente, com a companhia das suas adversárias mais diretas, destacando-se na fase final da prova para vencer claramente isolada, seguida de Emília Pisoeiro e Susana Cunha, ambas do Recreio de Águeda, reeditando-se assim o pódio de 2019.
Campeã nas três categorias ((absoluta, sub23 e universitária) Mariana Machado, disse ter feito “uma corrida muito confortável, com a ambição de reeditar os triunfos anteriores”, acrescentando que fez uma corrida cautelosa “pois o piso era muito irregular e senti algum receio”.
Lia Gama foi a campeã júnior, sexta classificada na geral.
Em termos coletivos, o Recreio de Águeda impôs-se às restantes equipas obtendo mais um título para o seu invejável palmarés.
Principais resultados:
Campeonatos Nacionais de corta-mato, distância curta
Femininos:
- Mariana Machado (SC Braga) s23 14,16
- Emília Pisoeiro (RD Águeda) 14.27
- Susana Cunha (RD Águeda) 14.39
- Manuela Martins (Maratona CP) s23 14.55
- Joana Ferreira (J. Vidigalense) 14.59
- Lia Lemos (Maia AC) s20 15.00
- Carla Martinho (RD A´gueda) 15.11
- Carla Mendes (SC Braga) 15.15
Por equipas (provisórios):
- RD Águeda, 26 pontos
- SC Braga, 37
- Grecas, 81
Masculinos:
- Paulo Barbosa (Maia AC) 12.56
- Nuno Costa (Maia AC) 12.57
- Samuel Barata (SL Benfica) 13.00
- Hugo Almeida (SC Braga) 13.04
- Duarte Gomes (SL Benfica) s23 13.08
- Alexandre Figueiredo (SL Benfica) s23 13.11
- Luís Mendes (Maia AC) 13.11
- Samuel Freire (SL Benfica) 13.12
Por equipas (provisórios)
- SL Benfica, 22 pontos
- SC Braga, 44
- Maia AC, 48