fbpx
Início Atualidade Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem

Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem

0
Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem
Parque da Gorongosa é tema de quatro filmes selecionados como finalistas do Dia Mundial da Vida Selvagem - ®DR

 

O Parque Nacional da Gorongosa é o tema de quatro dos filmes escolhidos como finalistas.

“A Nossa Gorongosa: um Parque para o Povo”, produzida pela Gorongosa Media em associação com o “HHMI Tangled Bank Studios”, foi selecionado na categoria “Questões e Soluções”.

No filme, Dominique Gonçalves, uma vibrante ecologista Moçambicana que dirige o projeto de ecologia de elefantes da Gorongosa, compartilha as inúmeras maneiras pelas quais a Gorongosa está a redefinir a identidade e o objetivo de um parque nacional africano. Desde o seu próprio trabalho, mitigando o conflito entre seres humanos e elefantes, a clubes comunitários e a programas escolares que capacitam as raparigas a evitar o casamento e a gravidez entre adolescentes, a clínicas de saúde e formação em nutrição para mães grávidas e famílias, Dominique leva os espectadores a uma jornada reveladora acerca do que um parque nacional pode e deve ser.

A Gorongosa Media também foi homenageada por “Na Linha da Frente: Os Fiscais do Parque Nacional da Gorongosa” na categoria “Vozes Globais”. O filme segue os esforços físicos e emocionais de seis novos candidatos, a Fiscais, que tentam passar no árduo curso de formação necessário para se tornar fiscal na Gorongosa. Quatro dos recrutas seguidos no filme são mulheres, as primeiras candidatas a Fiscais na história da Gorongosa. O filme segue ainda o trabalho dos Fiscais no combate à caça furtiva, os impactos das armadilhas nos leões e a extração ilegal de madeira dentro e ao redor do Parque Nacional da Gorongosa.

“Últimos Lugares Selvagens: Gorongosa” da National Geographic foi selecionado na categoria Curtos. O filme apresenta Dominique Gonçalves e o Administrador do Parque Pedro Muagura.

“Passion Planet” e os “HHMI Tangled Bank Studios” foram homenageados na categoria “Ciência, Inovação e Exploração”.

O filme apresenta a Gorongosa como a história final de restauração e esperança, mostrando a reintrodução de uma alcateia de Mabecos de volta ao ecossistema da Gorongosa, do qual esteve ausente durante várias décadas.

O festival foi organizado pela “Jackson Wild”, Secretariado da Convenção sobre Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagens (CITES), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Secretariado da Convenção sobre Page 3 of 4 Diversidade Biológica (CBD) e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), conjuntamente com profissionais do cinema.

Os vencedores serão anunciados, no próximo dia 3 de março, durante as comemorações do Dia Mundial da Vida Selvagem. O tema do evento deste ano é “Sustentando toda a Vida na Terra” e tem como objetivo celebrar a vida selvagem do mundo, destacar os benefícios da biodiversidade para o bem-estar humano e consciencializar as pessoas, para as ameaças que o mundo natural enfrenta.

É destacado ainda a importância do uso sustentável da biodiversidade, à medida que as investigações continuam a esclarecer a escala e a velocidade da crise de perda de biodiversidade que o mundo enfrenta e o papel que a sobre-exploração da vida selvagem e a degradação dos habitats e ecossistemas desempenham na sua aceleração.