Os dados constam do estudo de públicos e de impacto económico efetuado no decorrer do Essência do Vinho – Porto 2020 pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School.
De acordo com o documento, 32% dos visitantes estiveram no evento por motivos profissionais, um crescimento de 4,2 pontos percentuais perante o ano anterior. Espanhóis, brasileiros, alemães, ingleses, franceses e norte-americanos destacam-se.
Os meios digitais (44,7%) e a recomendação passa-palavra (39,1%) foram as principais formas de divulgação junto dos visitantes, tendo o grau de satisfação com o evento aumentado para 4,58 (numa escala de 1 a 5). Por entre o total de visitantes, 78,8% revelaram a intenção de regressar no próximo ano. O cálculo de impacto económico gerado da cidade, com destaque nos setores da hotelaria e restauração, mantém-se nos níveis da edição anterior, ou seja, a rondar os 3,5 milhões de euros.
Nuno Botelho e Nuno Pires, diretores do grupo Essência do Vinho, mostram-se muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta edição e destacam ainda o investimento da organização em trazer até ao evento a mais alargada comitiva internacional de jornalistas, críticos, sommeliers e líderes de opinião, oriundos de uma dezenas de mercados externos.
Essência do Vinho – Porto estará de regresso ao Palácio da Bolsa de 25 a 28 de fevereiro de 2021, uma 18.ª edição que promete um programa memorável para assinalar o marco da maioridade.