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50 ANOS DO PRIMEIRO ELÉTRICO DA SUZUKI

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50 ANOS DO PRIMEIRO ELÉTRICO DA SUZUKI
50 ANOS DO PRIMEIRO ELÉTRICO DA SUZUKI - ®DR

 

Este é um dos resultados do ‘Suzuki Environmental Plan 2020’, que inclui o desenvolvimento de novos veículos eletrificados e o princípio de construção inteligente ‘Suzuki Green Technology’, com tecnologias de baixo impacto ambiental, otimização aerodinâmica e o uso de materiais ligeiros. Menos conhecida de uma forma geral, é a permanente investigação da Suzuki em novas fontes de energia e sistemas de propulsão. Destacamos alguns dos principais marcos nesta matéria, através de uma série de automóveis pioneiros.

SUZUKI CARRY VAN ELECTRIC (1970): O PRIMEIRO MONOVOLUME ELÉTRICO

O Carry Van (L40V) Electric era uma versão elétrica do genial monovolume ultracompacto desenhado por Giorgetto Giugiaro, um veículo com uma extraordinária capacidade interior para as suas contidas dimensões (2.990mm de comprimento para cumprir com a legislação Kei Car japonesa). As suas formas simétricas, portas de correr e grande superfície envidraçada fizeram da quarta geração do Suzuki Carry um ícone do design. A versão elétrica do Carry foi projetada para vigiar o local da Exposição Universal de Osaka de 1970. Fiel ao espírito futurista da época, no seu desenvolvimento e características evidenciava-se uma marcha silenciosa e livre de fumo, um tamanho compacto e uma grande capacidade interior. Foram entregues 10 unidades à organização do evento, que cumpriram a sua missão sem problemas.

A Suzuki conseguiu manter o habitáculo intacto, colocando a bateria (desenvolvida pela Yuasa) e o motor elétrico por debaixo do solo do veículo, uma configuração que estava à frente do seu tempo. O motor, de 60V e 4,6 kW, conduzia o Carry Van Electric até 45 km/h e tinha uma autonomia de 50 quilômetros. Uma unidade restaurada deste modelo é preservada no Museu da Suzuki em Hamamatsu.

SUZUKI LH2 (1979): O PRIMEIRO AUTOMÓVEL DE HIDROGÊNIO DO MUNDO

A Suzuki mostrou o seu espírito pioneiro e sustentável em 1979 com o primeiro automóvel do mundo com um motor alimentado a hidrogênio. Desenvolvido em conjunto com o Musashi Institute of Technology com base num Suzuki Cervo, o Suzuki LH2 montou um motor de três cilindros de 539 cm3 a dois tempos, movido a hidrogênio líquido. Com o uso do hidrogênio, o desempenho e a eficiência do motor foram aumentados, para além de reduzir as emissões de NOx em 60%. O Suzuki LH2 oferece um alcance de 400 quilômetros e uma velocidade máxima de 118 km/h.

SUZUKI MR WAGON-FCV (2001-2004) E SX4 FCV (2008): PILHA DE COMBUSTÍVEL

A Suzuki desenvolve automóveis com pilha de combustível, em colaboração com a General Motors, desde 2001. Primeiro com os minicarros MR Wagon-FCV e Wagon R-FCV; e mais tarde com o SX4-FCV, um dos primeiros automóveis com esta tecnologia que foi autorizado pelo Ministério dos Transportes do Japão a rodar em vias públicas. O Suzuki SX4-FCV esteve presente na área de exibição e teste da 34ª Cúpula do G8 em Hokkaido Toyako. O SX4-FCV possui uma pilha de combustível de elevado desempenho (83 kW) com um tanque de hidrogênio de alta pressão (70MPa) e um condensador leve e compacto, que recupera energia nas fases de travagem e aplica-a nas fases de aceleração. Com um motor elétrico síncrono, este modelo desenvolve uma potência máxima de 68 kW e atinge uma velocidade máxima de 150 quilômetros por hora, com um alcance de 250 quilômetros.

SUZUKI BALENO SHVS (2016): O PRIMEIRO HÍBRIDO LIGEIRO MODERNO

A Suzuki também inovou com a hibridização ligeira, uma das tendências atuais da indústria. Em 2016 apresentou o Suzuki Baleno SHVS, com uma tecnologia híbrida eficiente e eficaz para reduzir as emissões.  O sistema híbrido SHVS desenvolvido pela Suzuki utiliza um ISG (Integrated Starter Generator), que ajuda o motor durante a aceleração e gera eletricidade através da travagem regenerativa. O sistema utiliza também uma bateria compacta de íon de lítio de elevado rendimento, situada por debaixo dos bancos dianteiros para acumular energia. O sistema de ignição ISG permite que o motor arranque de novo de uma forma suave e silenciosa com o sistema start&stop. Com um design inteligente, este sistema apenas incrementa 13,2 Kg ao peso deste modelo. Graças a esta tecnologia, o Suzuki Baleno híbrido apresentava um consumo de apenas 4l/100km e umas emissões de 94 g/km.

SUZUKI SWIFT SPORT HYBRID 48V: O PRIMEIRO HÍBRIDO DE 48V DO SEU SEGMENTO

A Suzuki esta a levar a hibridização a todos os segmentos e o Swift Sport também irá beneficiar do sistema híbrido SHVS de 48V, sendo o primeiro automóvel do seu segmento a desfrutar desta tecnologia.O sistema de propulsão híbrido de 48V permite reduzir até 20 por cento as emissões de CO2,  adicionar binário ao motor e uma melhoria de 15 por cento em termos de consumo combinado, ciclo WLTP.

Tal como o sistema SHVS (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki) de 12V apresentado em 2016, que equipa o Suzuki Swift e o Ignis, o sistema híbrido de 48V tem um design muito ligeiro e incrementa muito pouco o peso total do veículo. O sistema híbrido SHVS de 48V incorpora três componentes principais: um motor/gerador elétrico de 48 V denominado ISG (Integrated Starter Generator), uma bateria de íon de lítio de 48V e um conversor de 48V a 12V DC/DC. O aumento da voltagem a 48 voltes do ISG, em comparação com os 12V convencionais aumenta a quantidade de assistência do motor elétrico e expande a sua faixa de binário de regeneração.