Decorreu ontem em Lisboa a gala de entrega de prémios da 37ª edição do Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2020. A escolha foi feita por um júri constituído por 19 jornalistas, em representação de alguns dos principais meios de comunicação nacionais. Os 28 modelos que se apresentaram à edição deste ano foram testados durante cerca de quatro meses. Dos sete finalistas, o Toyota Corolla recebeu a preferência da maioria dos jurados na votação final onde se defrontou com o BMW Série 1, Kia XCeed, Mazda 3, Opel Corsa, Peugeot 208 e Skoda Scala.
VENCEDORES DAS CLASSES DO CARRO DO ANO
- Citadino do Ano – Peugeot 208 GT Line 1.2 Puretech 130 EAT8
- Desportivo do Ano – BMW 840d xDrive Cabrio
- Familiar do Ano – Skoda Scala 1.0 TSi 116cv Style DSG
- Grande SUV do Ano – SEAT Tarraco 2.0 TDi 150cv Xcellence
- SUV Compacto do ano – Kia XCeed 1.4 TGDi Tech
- Elétrico do Ano – Hyundai Ioniq EV
- Híbrido do Ano – Toyota Corolla Hatchback 1.8 Hybrid Exclusive
Prémio Tecnologia e Inovação – Tecnologia Skyactiv – X da Mazda. #
PERSONALIDADE DO ANO – José Ramos, Presidente e CEO da Toyota Caetano Portugal ##
____________________
# Sucintamente, a tecnologia caracteriza-se pela introdução, no motor, do SPCCI (ignição por compressão controlada por faísca) que permite que o bloco a gasolina consiga efetuar ignição por compressão, como se fosse um motor Diesel. Segundo os engenheiros da marca esta tecnologia aumenta a eficiência e reduz os consumos e as emissões de CO2 e NOX.
## José Ramos, Engenheiro de formação, nasceu no mesmo ano da fundação da Salvador Caetano. No ano da chegada a Portugal da Toyota e do lançamento do Toyota Corolla Ke 10, em 1968, entrou para a empresa, tendo em 1975, passado a integrar o concelho de administração. Em 2010 tomou as ‘rédeas’ da empresa depois de, 3 anos antes, ter sido determinante na passagem da Salvador Caetano a Toyota Caetano Portugal. Esta mudança teve como reflexo imediato a concentração de toda a atividade da Toyota e da Lexus.
Com um currículo considerado de ‘impossível de resumir’, José Ramos é, atualmente, o presidente em exercício da ACAP.