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Toyota Mirai testado pelo Parlamento Europeu

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Toyota Mirai testado pelo Parlamento Europeu
Toyota Mirai testado pelo Parlamento Europeu - ®DR

 

Os membros do Parlamento Europeu terão a oportunidade de se deslocar no Toyota Mirai – o inovador veículo elétrico, zero emissões, movido a hidrogénio. O membros do parlamento Europeu vão conduzir o elétrico da Toyota na área de Bruxelas, mas também será utilizado em viagens entre Bruxelas e Estrasburgo. Ao testar o Toyota Mirai, o Parlamento Europeu pretende apoiar o seu pedido aos vários países membros na adoção de veículos com zero emissões e a respetiva infraestrutura alternativa de reabastecimento.

O interesse na sociedade do hidrogénio tem aumentado recentemente, à medida que se torna mais evidente que tem o potencial de contribuir significativamente para a redução de CO2 nos transportes e noutros setores onde a eletrificação 100% a baterias tem seus limites. Conforme exigido pelo Parlamento da EU, a pilha de combustível é relevante para uso intensivo e para veículos elétricos que percorrem longas distâncias, emitindo apenas vapor de água. O Mirai será abastecido na Estação de Hidrogénio da Air Liquid, construída nas instalações do Centro Técnico da Toyota em Zaventem e utilizará a rede de estações de hidrogénio da H2 Mobility Alemanha, quando se deslocar a Estrasburgo.

Didier Stevens, responsável da Toyota Motor Europe para Assuntos Europeus e Governamentais, referiu o seguinte: “É de grande importância para nós que esta tecnologia possa ser experimentada por tantas pessoas quanto possível. É para nós um orgulho adicionar um Toyota Mirai à frota do Parlamento Europeu.”

Também em Portugal, numa visita à sede do Grupo Salvador Caetano em Vila Nova de Gaia, a 25 de maio de 2018, o Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes conduziu e elogiou o inovador modelo elétrico da Toyota. Esta visita contou com a presença de José Ramos, Presidente da Toyota Caetano Portugal e de Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara de Gaia, num sinal de apoio por esta tecnologia mais sustentável.

A estratégia de eletrificações da Toyota está centrada na aceleração significativa do desenvolvimento e lançamento de veículos híbridos (HEV- Hybrid Electric Vehicles), híbridos plug-in (PHEV- plug-in hybrid electric vehicles), veículos 100% elétricos (BEV-battery electric vehicles), e veículos a pilha de combustível (FCEV- fuel cell electric vehicles). A Toyota tem concentrado esforços no sentido de criar automóveis cada vez mais evoluídos e uma sociedade cada vez melhor, tendo vendido até à data mais de 15 milhões de veículos eletrificados em todo mundo.

Sobre o Toyota Mirai:
O Toyota Mirai é o primeiro automóvel sedan a pilha de combustível de produção em série no mundo. O Toyota Mirai iniciou a sua comercialização em 2015 e até à data tem sido vendido no Japão, Califórnia, Alemanha, Reino Unido, Dinamarca e Bélgica, com a Holanda e a Suécia em 2016, na Noruega em 2017 e com outros países a implementar postos de hidrogénio as vendas na europa, no final de 2019, já ultrapassaram as mil unidades na europa e as 10.000 unidades em todo o mundo. Como demonstração da forte aposta na pilha de combustível a produção do Toyota Mirai irá aumentar para mais de 30 mil unidades a partir do ano 2020.

Com o Mirai, a Toyota está na vanguarda do desenvolvimento da pilha de combustível, graças às avançadas capacidades de engenharia e ao profundo conhecimento e experiência da tecnologia Híbrida. O Mirai vai permitir à Toyota elevar a consciência, o conhecimento e a aceitação da tecnologia da pilha de combustível e promover o desenvolvimento da necessária infraestrutura de hidrogénio. Vai também ajudar a Toyota a compreender a experiência dos clientes com a nova tecnologia, juntamente com percursores que querem levar o combustível hidrogénio para outros níveis. Com o sistema pioneiro Toyota Fuel Cell (TFCS), totalmente desenvolvido dentro de portas, o Mirai recorre a um conjunto de pilhas de combustível, a um depósito de hidrogénio de alta pressão e ao conhecido sistema híbrido da Toyota.

Ao utilizar hidrogénio como combustível para gerar eletricidade, o Mirai alcança performances ambientais únicas sem qualquer emissão de CO2 ou de gases poluentes durante as viagens e, o mesmo tempo, proporciona o mesmo nível de desempenho e autonomia dos veículos com motores de gasolina, com uma generosa distância entre reabastecimentos e com um tempo de enchimento do depósito de hidrogénio em cerca de três a cinco minutos (semelhante a atestar um depósito de gasolina num posto de abastecimento).