A Marinha coordenou, na noite de dia 26, uma operação de resgate de um tripulante do navio mercante “NAVE GALATIC”, com bandeira de Hong Kong. O navio encontrava-se a navegar a cerca de 160 milhas (cerca de 320km) a oeste da cidade do Porto.
O alerta chegou ao MRCC pelas 21h35 do dia 25 de abril, enviado pelo Comandante do navio mercante, com a informação que teria a bordo um tripulante com suspeita de AVC. Após avaliação médica por parte de CODU-MAR, foi decidido divergir o navio em direção a Lisboa a fim de ser efetuada a evacuação médica com recurso ao helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa, que descolou do Montijo. O resgate de tripulante, um homem de 55 anos e nacionalidade montenegrina, foi efetuado cerca das 2h00 da manhã. O transporte foi efetuado para o Aeródromo Militar de Lisboa, onde estava uma ambulância do INEM que o transportou para o hospital.
Na operação de resgate estiveram envolvidos:
Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) da Marinha,
Centro Coordenador de Busca e Salvamento de Lisboa (RCC Lisboa)
INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).
Sobre o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo
Os Centros Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo nacionais são centros modernos, operados por militares da Marinha, homens e mulheres, dedicados e motivados para salvarem vidas no mar, num regime de trabalho de 24 horas por dia e 7 dias por semana, garantindo a coordenação de todas as ações SAR nas Regiões de Busca e Salvamento Nacionais.
A área de responsabilidade nacional de busca e salvamento marítimo totaliza cerca de 6.000.000 Km2, o que equivale a 63 vezes a área terrestre nacional. A taxa de sucesso anual do serviço nacional de busca e salvamento marítimo situa-se, em média, acima dos 90%, distinguindo-se como um valor de referência a nível mundial. Em 2018, a taxa de eficácia do sistema, situa-se nos 98.8%, tendo aumentado 2.3 % relativamente ao ano 2017.