Entre as iniciativas apoiadas pela makro Portugal encontra-se o projeto “Alimentar a Saúde”. Organizado pelo chef Rui Silvestre, em conjunto com os Chefs Noélia Jerónimo, Vasco Coelho Santos, Rodrigo Castelo, Marco Gomes e a Rede de Emergência Alimentar, visa distribuir refeições aos mais carenciados a sul, norte e centro do país. Neste projeto a makro Portugal é, maioritariamente, responsável pelo fornecimento de bens alimentares necessários para a confeção das refeições pelos vários chefs, a nível nacional.
Esta ação foi estruturada a partir dos Bancos Alimentares, e encontra-se assente em Instituições de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio.
Rede de Emergência Alimentar
A Rede de Emergência Alimentar mobiliza um corpo de voluntários, devidamente protegidos, que em horário e local definidos, realizam o transporte das refeições confecionadas ou dos produtos para os pontos de entrega ou até para casa dos mais frágeis, reduzindo o número de pessoas em circulação, mas garantindo o abastecimento.
“Alimentar a Saúde” teve início a 21 de março. Em apenas um mês, já foram distribuídas mais de 11.600 refeições à população mais necessitada. São disso exemplo famílias carenciadas, crianças institucionalizadas, lares e profissionais de saúde, entre outros.
“Não é novidade que estamos todos a passar por uma situação altamente instável e imprevisível, algo sem precedentes. Neste sentido, cabe-nos prestar todo o apoio possível à sociedade portuguesa, com especial enfoque naqueles que mais precisam de ajuda. A participação da makro Portugal em iniciativas de responsabilidade social como esta, que marcam a diferença no quotidiano de famílias e profissionais, é também um dos nossos focos. É responsabilidade de todos fazermos mais e melhor. Desde sempre que nos envolvemos com a sociedade e nos encontramos ligados a projetos de cariz social. Neste contexto ainda mais sentido e diferença faz”, explica David Antunes, CEO da Makro Portugal.
A makro Portugal apoia também o projeto “É Um Restaurante”. É uma iniciativa da Associação Crescer que consiste em dar formação profissional e emprego a pessoas em situação de sem-abrigo, e que todos os dias distribui 200 refeições a pessoas nesta situação, em Lisboa.
“Ao seu Lado”
Outra iniciativa de responsabilidade social que a makro Portugal fez questão de se associar foi a comunidade “Ao seu Lado”. Este é um projeto lançado a 26 de março com o objetivo de ajudar a promover pequenos e médios estabelecimentos. Estabelecimentos esses que continuam a disponibilizar bens alimentares, através de entregas em casa ou de serviços de takeaway.
Com mais de 700 estabelecimentos inscritos, a iniciativa “Ao seu Lado” tem como objetivo ajudar os comerciantes aderentes para que estes consigam reduzir os custos operacionais de aquisição de produtos, mas também ajudar as pessoas que utilizam a plataforma.
“São milhares os estabelecimentos comerciais e restaurantes a precisar de apoio neste situação complexa que estamos todos a viver, nomeadamente em Portugal. Proativamente apoiamos esta iniciativa como uma solução para ir ao encontro das necessidades dos negócios próprios. Tentamos minimizar as consequências económicas para os pequenos e médios estabelecimentos alimentares”, explica David Antunes.
“Ao seu lado” pretende que as pessoas não deixem de recorrer aos restaurantes e ao comércio tradicional, para que estes consigam manter a sustentabilidade do seu negócio. Os estabelecimentos que prestem serviços de takeaway ou façam entregas ao domicílio poderão realizar a sua inscrição na comunidade de forma gratuita.
Paralelamente, a empresa colabora ainda com a Refood, Banco Alimentar, Bombeiros, entre outras instituições de Norte a Sul do País.
A responsabilidade social sempre foi um pilar muito importante para a makro Portugal. É uma necessidade ainda mais urgente numa época tão complexa como a que todos vivemos atualmente.