Há precisamente 25 anos que este é um dos pontos altos do calendário enogastronómico do concelho de Melgaço. A Festa do Alvarinho e do Fumeiro atrai, todos os anos, milhares de visitantes, nacionais e internacionais, para aquela que é a maior montra de produtos de toda a região. Para esta edição, a expectativa deu lugar à reinvenção, com organização, produtores locais e pequenos comerciantes a unirem-se para enfrentar as limitações provocadas pela pandemia de COVID-19.
A solução foi encontrada nas novas tecnologias. Todo o evento foi repensando e redesenhado para que a festa pudesse manter-se, mas em segurança. As habituais apresentações de vinho vão dar lugar a provas comentadas online, os animados concertos vão ser transmitidos em streaming e as degustações, a experiência mais procurada, vai ser feita no conforto de casa.
Para que a experiência não fique comprometida, a Quintas de Melgaço desenhou um stand virtual e interativo, com acesso livre e gratuito a todos os visitantes. A recriação do cenário real do evento inclui a exposição de algumas das principais referências do produtor, descritivo de cada produto, vídeos protagonizados pela equipa de enologia e ainda uma área de encomendas, com acesso a campanhas promocionais e muitas ofertas.
Pedro Soares, administrador delegado da Quintas de Melgaço, afirma que “este é um momento de grande importância para toda a região e este ano tem um significado ainda mais especial. Tivemos que nos desafiar e reinventar, mas acreditamos que é essa capacidade que marca a Quintas de Melgaço”.