A criação de Banksy, o artista anónimo mais conhecido do mundo, representa um menino de joelhos, brincando com uma enfermeira, com uma máscara, um avental branco com uma cruz vermelha – único elemento colorido na obra e uma capa a flutuar atrás dela, ao estilo Super-Heroína.
Perto do menino, abandonados no cesto do lixo, estão os bonecos do Batman e do Homem-Aranha.
Depois de retratar a realidade do confinamento e isolamento social, Banksy, decidiu prestar homenagem aos enfermeiros, médicos e outros profissionais de saúde que ajudam a salvar vidas na luta contra o coronavírus, nos hospitais do Reino Unido.
A obra, com cerca de um metro quadrado, vai ficar no Hospital Geral de Southampton, e será posteriormente exposta ao público e leiloada para angariar fundos para instituições de caridade NHS (sigla inglesa para o Serviço Nacional de Saúde).
Junto á obra, foi encontrado um bilhete assinado por Banksy, dirigido aos funcionários do hospital: “Obrigado por tudo que estão a fazer. Espero que isto ilumine um pouco o local, mesmo que seja a preto e branco.”
Em declarações à Reuters, Paula Head, administradora do hospital de Southampton, fala de um momento muito especial para a equipa, e revela que inicialmente a administração do hospital até desconfiou.
Contudo após verificarem a autenticidade da obra, Paula Head, referiu “O facto de Banksy nos ter escolhido para reconhecer a excelente contribuição de todos nós, em tempos sem precedentes, é uma grande honra.”
Tambem no Twitter, Paula Head, partilhou o orgulho de terem sido agraciados por uma obra de Bansky, descrevendo-a como um “cenário inspirador para parar e refletir” nestes “tempos sem precedente”.