A campanha, intitulada “Chegou o Tempo”, pretende mostrar aos portugueses que o Centro de Portugal é o destino ideal para ultrapassar os difíceis dias do confinamento a que estiveram sujeitos: um destino mais seguro, mais autêntico, mais pessoal e mais sustentável.
A apresentação aconteceu no Museu de Aveiro/Santa Joana e contou com a presença de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro e vogal da Comissão Executiva do Turismo Centro de Portugal, e Jorge Brandão, Vogal da Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro.
A campanha “Chegou o Tempo”, agora apresentada, surge na sequência de “Haverá Tempo” lançada logo nos primeiros dias de pandemia. Na altura, o Turismo Centro apelou aos portugueses para que ficassem em casa, dando nota de que “haveria tempo” para conhecer ou regressar ao Centro de Portugal.
E agora, esse tempo chegou!
É a esse tempo de mudança que a nova campanha, direcionada para os mercados nacionais, quer dar eco. A mensagem transmitida pela campanha “Chegou o Tempo”, em vídeos, sports e anúncios promocionais, é a de que “chegou o tempo” de voltarmos a viver e de redescobrirmos o Centro de Portugal como se fosse a primeira vez.
Pedro Machado, explicou os motivos que levaram a que esta campanha fosse lançada nesta altura “A Turismo Centro de Portugal é hoje a primeira região nacional a tomar a ousadia de querer iniciar um tempo novo, com responsabilidade, na atividade turística. Depois da fase de confinamento, em que assistimos a um choque da oferta e da procura, segue-se, a partir de hoje, uma segunda fase, que durará até agosto/setembro, e em que nos dirigimos aos portugueses, ao mercado nacional”, disse.
“Um investimento de 283 mil euros, que irá ter visibilidade em vários meios até setembro, participada em 85 % por fundos europeus.” salientou o Presidente do TCP.
“Quando foi a última vez que fez algo pela primeira vez?” pergunta Pedro Machado, continuando “Convidamos todos a revisitar o nosso baú das memórias e recordarmos como gostamos de beber um bom vinho, de nos sentarmos com amigos num restaurante, como gostamos de sair de casa, de ir às nossas serras, aos nossos museus.”
“Este é um apelo a procurarmos o que gostamos de fazer e que já não fazemos há muito tempo. Ao mesmo tempo, é uma campanha patriótica, em que dizemos que este é o tempo de ajudarmos os portugueses. Ao fazermos reservas num alojamento ou restaurante, estamos a contribuir para que os portugueses possam retomar a sua vida” realçou Pedro Machado.
Tendo em conta as limitações ainda a vigorar no que toca à chegada de turistas do estrangeiro, por força da paragem dos voos internacionais, em julho, arrancará uma campanha direcionada ao mercado espanhol.
Para José Ribau Esteves, “o Centro de Portugal, que tem sido um exemplo notável de crescimento na área do turismo, quer também ser pioneiro neste movimento para reconquistar as pessoas para esta atividade tão importante”.
“Nesta fase, vamos ser nós os primeiros turistas nas nossas terras e os agentes de mobilização, para que outros cá venham e possamos voltar ao caminho de crescimento. Estamos vivos e determinados em retirar da vida tudo aquilo que ela tem para nos dar, e que é muito. Não vai haver vírus nenhum que nos tire essa determinação, sabendo que quando os momentos são mais difíceis é que a solidariedade entre os homens mais tem de se expressar”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Aveiro.
O Turismo é uma atividade estratégica da região centro, que vinha a registar números de crescimento impressionantes. Nesse âmbito Jorge Brandão, manifestou que tem “consciência do impacto que esta situação está a ter sobre as empresas. Todos sabíamos que havia algo mais a fazer: foram lançados novos instrumentos de apoio, revisitamos projetos e adaptámos soluções”, frisou. “Muitas empresas estão a saber encontrar nesta crise oportunidades novas para reinventar os seus produtos”, concluiu Jorge Brandão.
A campanha “Chegou o Tempo” tem como veículos principais um filme promocional, pensado para esta ação, que terá projeção televisiva; redes sociais; e-mail marketing; e presença em imprensa online e offline. Está igualmente pensada uma forte campanha de marketing digital, que se realizará numa fase posterior. As suas principais ideias-chave são: “Centro de Portugal + Seguro + Pessoal + Autêntico + Sustentável” e “Centro de Portugal – a Primeira de Muitas Vezes”.