A companhia aérea EasyJet comunicou hoje ter sido alvo de um ataque informático que expôs informações pessoais de nove milhões de passageiros. Os cibercriminosos envolvidos neste ataque sofisticado conseguiram ter acesso a informação sensível como dados de cartões de crédito (neste caso, de 2.208 clientes), contactos de email e detalhes de viagens.
David Emm, Principal Investigador de Segurança da Kaspersky, comenta:
“Esta violação de dados afeta um grande número de pessoas e, embora seja positivo verificarmos que dados como as credenciais dos clientes não foram comprometidos, a informação roubada – incluindo endereços de email, dados bancários e detalhes das viagens – oferecem aos hackers muita informação que devia ser confidencial. Qualquer passageiro afetado por este ataque deve estar agora alerta e especialmente cauteloso ao responder a mensagens e emails não solicitados, pois é provável que os cibercriminosos por detrás do ataque explorem a situação para enviar mensagens de phishing com ofertas aliciantes, que são, na realidade, boas demais para serem verdade.
Recomendamos também que todas as vítimas protejam os seus dispositivos com soluções de segurança robustas e que executem as atualizações disponíveis nos respetivos sistemas operativos e nas aplicações instaladas. Além disso, aconselhamos os utilizadores a usarem palavras-passe únicas e complexas em todas as suas contas online e a tirarem partido da autenticação de dois fatores, sempre que for possível, nos diferentes fornecedores online”.
A EasyJet não consegue saber, neste momento, quantos portugueses poderão ter agora os seus dados pessoais nas mãos dos piratas informáticos face a este ataque informático.