Este navio da Marinha, que largou esta manhã da Base Naval de Lisboa, vai , ao longo de 9 semanas, desenvolver uma campanha cientifica no mar dos Açores, no âmbito do Mapeamento do Mar Português (SEAMAP 2030).
A campanha científica, que terá a cooperação do Governo Regional dos Açores, irá incidir em levantamentos hidrográficos a 200 milhas náuticas a norte da Ilha da Graciosa, em profundidades até aos 1500 metros.
O programa SEAMAP 2030, tem como objetivo a caracterização dos fundos marinhos para aumentar o conhecimento nas áreas estratégicas de interesse nacional e promover atividades de desenvolvimento das ciências do mar.
Este programa irá permitir a aquisição e processamento de dados para desenvolver produtos finais como cartografia náutica, mapas de informação diversa dos fundos marinhos e conhecimento do Mar Português.
Para esta campanha científica embarcam dois observadores de cetáceos da Universidade dos Açores e uma equipa da Brigada Hidrográfica do Instituto Hidrográfico, constituída por cinco militares da Marinha especializados em Hidrografia. Esta equipa realizará levantamentos hidrográficos costeiros e portuários nas ilhas da Graciosa e de São Jorge.
Sobre Marinha Portuguesa:
A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluidos na Marinha Portuguesa.