A maior festa nacional de peixe, o Festival “Setúbal Terra de Peixe”, que visa apoiar a restauração local, viu este ano o seu planeamento ajustado de acordo com as normas da Direção Geral de Saúde, mantendo as diversas iniciativas que o caracterizam. A iniciar com a “Semana da Sardinha”, será seguido pela “Semana do Carapau” (entre 21 a 30 de agosto), pela “Semana da Ostra” (entre 4 e 13 de setembro) e posteriormente pela “Semana do Choco” (de 2 a 11 de setembro).
Na “Semana da Sardinha”, já se encontram confirmados 49 estabelecimentos de restauração parceiros como “A Adega do Zé”, “Casa Morena”, “O Douradinho”, “O Tavira”, “Tasca do Toninho”, entre outros.
Esta semana fica ainda marcada por uma degustação comentada, no dia 2 de agosto, pelas 18h, que será orientada pela Chefe Maria João Patronilho, da Siso Gastronomia Local, e que se realiza na Casa da Baía de Setúbal, no pátio exterior para cumprimento de todas as regras de segurança, exigindo inscrição prévia.
A makro apoia o “Setúbal Terra de Peixe”
A makro a partir da sua loja de Palmela, irá dar apoio com o fornecimento de produtos para algumas das várias iniciativas do Festival. Este ano, à semelhança dos anteriores, irá fazer parte das diversas ações de apoio à restauração promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal ao longo dos próximos meses de festival.
Luis Martins, Diretor de loja Makro Palmela comenta que: “É com uma enorme satisfação que assistimos, e fazemos parte, de mais uma edição do “Setúbal Terra de Peixe”. Com as implicações a que estamos todos sujeitos este ano, é muito gratificante perceber que conseguimos voltar a apoiar estas iniciativas, com todas as medidas de segurança necessárias. É importante para a restauração local mas também é um evento muito marcante para quem nele participa. Do nosso lado, prometemos os melhores produtos, a partir da nossa makro de Palmela e claro, muito boa disposição para fazer desta semana um evento a não perder.”
“Valorizar o peixe e os produtos locais numa estratégia de promoção turística e de alavancagem da economia de restauração, tem sido, desde 2012, uma missão para a Câmara Municipal de Setúbal, como forma a garantir a notoriedade desta região”, refere a responsável pelo Gabinete de Projetos Especiais da Autarquia.
“Setúbal Terra de Peixe” é uma marca promovida pela Câmara Municipal de Setúbal e apoiada também pela DOCAPESCA, tendo como objetivo reforçar a notoriedade turística do distrito e colocar a cidade como principal referência em Portugal a nível da gastronomia do mar. Conta com a promoção de iguarias e qualidade do peixe nos diversos restaurantes aderentes, provas e degustações, e muita animação.