A oitava edição dos Prémios Sophia decorre num ano que se revelou particularmente desafiante para o Cinema Português e para todos os seus profissionais. A edição deste ano assinala os 50 anos da criação do Centro Português de Cinema, instituição que tem desempenhado papel de relevo no cinema nacional.
À semelhança das edições anteriores, os Prémios serão atribuídos em 23 categorias, entre as quais Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Atriz Principal e Melhor Realizador.
De salientar que, nesta edição o prémio de carreira será entregue aos realizadores Alfredo Tropa, António-Pedro Vasconcelos e Fernando Matos Silva.
Pode consultar aqui a Lista completa de Nomeados às 23 categorias a concurso.
Na cerimónia da entrega de Prémios Sophia, no Salão Preto e Prata do Casino Estoril, marcarão presença, Sérgio Godinho, Manuel Freire, Mafalda Sacchetti, Agir e Gaspar Varela que assim se associam a este momento de festa do cinema português.
Sobre:
- Os Prémios Sophia são troféus cinematográficos portugueses, atribuídos anualmente, que têm por objetivo reconhecer a melhor produção nacional. O seu nome foi escolhido em homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e por significar “sabedoria”.[1][2]A primeira edição aconteceu em 2013
- A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas, também designada de Academia Portuguesa de Cinema, é uma instituiçãoportuguesa fundada 8 de julho de 2011 que apoia e divulga o Cinema português, em Portugal e no estrangeiro.A Academia Portuguesa de Cinema é responsável pela outorga anual dos Prémios Sophia que, a par do festival “Caminhos do Cinema Português”, são os prémios anuais do cinema português.