A comunicação de que, Cristiano Ronaldo ( CR7), estava infetado com COVID-19 surgiu em cerca 31 mil notícias online, desde que a informação foi tornada pública, no passado dia 13, e nos dois dias subsequentes. De acordo com uma análise Cision, os artigos sobre os casos de infeção de diversas personalidades têm vindo a marcar a agenda mediática.
Desde antes de ser declarada como pandemia, a COVID-19 tem tido uma presença diária e vincada em todos os meios de informação. Além dos números que têm determinado a sua evolução, uma das principais razões será o impacto mediático dos próprios infetados.
Há uma semana, a informação de que CR7 está infetado com COVID-19 marcou a atualidade mediática nacional e gerou cerca de 31 mil notícias. Assim, entre os passados dias 13 e 15, foram veiculados 30.964 artigos online sobre o facto de o capitão da Seleção Nacional de Futebol ter o novo coronavírus.
De acordo com uma análise Cision, além de Cristiano Ronaldo, Donald Trump, Boris Johnson, Tom Hanks, Carlos de Inglaterrae Jair Bolsonaro lideram quanto ao número de notícias sobre personalidades que testaram positivo ao SARS-CoV-2, cada um deles com mais de 41 mil artigos online associados, no período desde o dia em que se soube que estavam infetados até aos dois dias seguintes.
O Presidente dos EUA destaca-se no topo do ranking, com 217.860 artigos online em três dias, tendo sido divulgado que Donald Trump tinha COVID-19 no passado dia 2.
Ainda no mês em que surgiram os primeiros casos em Portugal, foram conhecidos os casos de Boris Johnson (27 de março), Tom Hanks (12 de março) e Carlos de Inglaterra (25 de março). Em três dias. foram divulgados 64.942 artigos online sobre o primeiro-ministro britânico, 59.311 sobre o ator norte-americano e 44.678 sobre o príncipe de Gales.
Já em julho, o Presidente do Brasil testou positivo à COVID-19, tendo sido veiculados 41.197 artigos online entre os dias 7 e 9 do mesmo mês.
O objeto de análise deste estudo realizado pela Cision – empresa líder global em serviços e software de pesquisa, monitorização e análise de media – foram todas as notícias com referência a cada uma das personalidades estudadas veiculadas em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados regularmente pela Cision, pesquisadas no dia em que se tornou pública a informação sobre a infeção e nos dois dias seguintes.