A fragata Corte-Real embarcou esta semana um helicóptero Lynx MK88 da Marinha alemã e respetivo destacamento, constituído por 19 militares.
Esta cooperação pioneira entre as duas Marinhas, assenta na partilha de experiências e procedimentos inerentes à operação de duas plataformas distintas, permitindo alavancar a capacidade de atuação combinada das duas Marinhas, no quadro da aliança e no quadro do reforço e da segurança marítima europeia.
É a primeira vez que uma fragata portuguesa embarca um destacamento de helicópteros estrangeiro, tendo-se iniciado os preparativos para a concretização desta cooperação em meados de 2019, os quais incluíram conversações e visitas técnicas ao NRP Corte-Real.
O destacamento de helicóptero da Marinha alemã permanecerá integrado na fragata Corte Real, como meio orgânico, até ao mês de dezembro, onde está previsto o navio português, integrado como navio-almirante na Força Naval Permanente da NATO, navegar nas águas frias do Mar da Noruega e a Norte do círculo polar Ártico.
A frota de Lynx da Marinha Portuguesa, integrada há 25 anos nas fragatas da classe Vasco da Gama e há 11 anos nas fragatas da Classe Bartolomeu Dias, está em processo de modernização na Leonardo Helicopters (Reino Unido), prevendo-se que chegue a curto prazo a primeira aeronave modernizada, sobre a qual incidirá o processo de qualificação de pessoal e redefinição de procedimentos operacionais.
Sobre Marinha Portuguesa:
A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.
Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.