Entre o final de novembro e o início de dezembro decorreu a fase final do processo de aceitação do primeiro helicóptero Lynx MK95A, em Yeovil, no Reino Unido, decorrente do atual contrato entre a Marinha Portuguesa e a Leonardo Helicopters para a modernização dos cinco helicópteros.
O processo de aceitação foi executado pela Delegação Técnica de Acompanhamento e Fiscalização (DTAF) da Direção de Navios, da Marinha Portuguesa. Esta delegação, coadjuvada pelos pilotos da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, com o respetivo processo de certificação concluído, é responsável pelo projeto de modernização dos helicópteros.
O processo de aceitação assentou na análise documental, na análise das publicações para a operação da aeronave, verificação de hardware e software e no cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à aeronavegabilidade e segurança de voo. Foi também efetuada inspeção física da aeronave, com a confirmação de todos os equipamentos instalados e a validação do esquema de pintura aprovado.
Por último, foram realizados testes no chão e executadas medições de vibrações em voo, ambos com resultados positivos.
Decorrente de todo este processo foram realizadas 154 observações, das quais cerca de 1/3 se encontram em processo de retificação para que a aeronave seja transportada para Portugal no início do ano 2021.
A fase de aceitação desta aeronave insere-se num projeto de modernização aos cinco helicópteros da Marinha, o qual teve início em 2016, com o objetivo de melhorar a sua performance, como meio orgânico das fragatas, num largo espetro de missões em que a Marinha participa ou venha a participar.