O Caminho Minhoto Ribeiro é um dos caminhos mais antigos, que liga o norte de Portugal à cidade do apóstolo Santiago, sendo agora recuperado no âmbito do projeto de certificação desta rota.
No mês de dezembro, foi assinado o protocolo entre o Município de Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Ponte da Barca, Vila Verde e Braga, com vista à reativação e promoção desta rota.
Um percurso que remete para uma viagem histórica e de elevada importância para o Norte de Portugal, tendo por isso sido desenvolvido um projeto de certificação do ‘Caminho Minhoto Ribeiro’, com o apoio dos vários municípios.
Uma rota histórica, que segue na maior parte através de caminhos medievais e calçadas romanas, tendo início na cidade de Braga e unindo seis municípios minhotos.
A certificação e consequente recuperação deste caminho ancestral, para o concelho de Arcos de Valdevez e para a região, representa um produto de elevado valor a nível turístico, religioso, cultural e económico em prol do desenvolvimento do território.
Em simultâneo, a recuperação desta rota vem contribuir para criação de relações transfronteiriças, promover o encontro com a natureza, com o património histórico, com as tradições e a cultura das comunidades.
Será de salientar que o Caminho Minhoto Ribeiro tem 3 entradas desde Portugal para Galiza:
- O roteiro principal, desde Braga a Vilaverde, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Monçao, y Melgaço atravessando os municípios de Padrenda, Pontedeva, Cortegada, Arnoia, Castrelo de Miño, Ribadavia, Beade, Leiro, O Carballiño, Boborás, Beariz, Forcarei, A Estrada, Vedra, Boqueixón e Santiago de Compostela.
- Braga, Ponte da Barca até Baixa Limia, Lobios e Entrimo, Castro Leboreiro, onde já se uniria com o itinerário principal.
- Terras de Bouro até as proximidades da vila de Lobios, Entrimo e Castro Leboreiro (Portugal), onde já se uniria ao itinerário principal.