O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) declarou este sábado que votar nas eleições presidenciais de domingo “é seguro ” desde que se cumpram as regras já conhecidas de distância física, uso de máscara, desinfeção e etiqueta respiratória e pediu aos eleitores que se informem do local exato de voto antes de saírem de casa “uma vez que houve algumas mudanças com o aumento substancial do número de mesas”.
Em conferência de imprensa, realizada este sábado, o presidente da CNE, juiz conselheiro Soreto de Barros apelou a que os eleitores antes de irem votar se informem do local exato de voto, “uma vez que houve algumas mudanças com o aumento substancial do número de mesas”, garantindo ainda que votar comporta “menos riscos do que ir às compras”.
A informação sobre a mesa de voto onde cada eleitor está recenseado pode ser obtida através do envio de um sms grátis para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento no molde AAAMMDD”. Em alternativa, pode ir ao Portal do Eleitor ou clicar diretamente neste link preenchendo os respetivos campos com a informação acima referida.
Em ambos os casos, a resposta sobre o endereço do seu local de voto é imediata.
As assembleias de voto estarão abertas entre as 08:00 e as 19:00, e, apesar dos testes com voto eletrónico, o direito de voto só poderá ser exercido presencialmente.
Também este sábado, o Ministério da Administração Interna, salientou que foram reforçadas as medidas de segurança sanitária que envolvem o acto eleitoral de amanhã, tendo sido adquiridos e distribuídos equipamentos de proteção individual num total de 120 toneladas de material profilático”, mais especificamente “134.840 pares de luvas, 337.100 máscaras cirúrgicas, 101.842 embalagens de gel de 500 ml e 67.420 viseiras”.
Relembra-se que no dia do ato eleitoral, os eleitores devem ainda adotar quatro medidas essenciais:
– Utilizar máscara;
– Manter a distância de segurança enquanto aguardam pela sua vez de votar;
– Desinfetar as mãos;
– Utilizar caneta própria.