Ao comemorar o seu 30º aniversário, o Volvo 850, continua a ser um dos automóveis mais icónicos para a marca continuando a justificar o apelido que então lhe foi dado pela imprensa de “o automóvel mais seguro do mundo”. No seu 30º aniversário, recorda-se que o Volvo 850 representou uma enorme mudança na linha de modelos que vigorava até então. Resultado direto do Projeto Galaxy, o Volvo 850 foi o primeiro automóvel Volvo com tração dianteira e um motor transversal de 5 cilindros. Este automóvel teve também grande sucesso no desporto e foi o primeiro modelo da marca a disponibilizar também tração às 4 rodas.
A estreia mundial do novo Volvo 850 GLT ocorreu a 11 de Junho de 1991 na Stockholm Globe Arena. Nesse dia, foi revelado um modelo que era o resultado direto de um dos maiores investimentos industriais suecos alguma vez feitos e que se diferenciava significativamente de outros projetos da Volvo. Com tração dianteira e um motor transversal de 5 cilindros, o Novo Volvo 850 oferecia um novo nível de prazer de condução.
O novo automóvel foi lançado sobre o lema “Um automóvel dinâmico com 4 estreias mundiais”. Estas novas características incluíam, motor transversal de 5 cilindros, um sistema integrado de proteção lateral, SIPS, e cinto de segurança dianteiro auto ajustável.
Apesar de ter herdado algum design da série 700, o 850 foi um modelo completamente novo cujos trabalhos de desenvolvimento iniciaram-se em 1978, ano no qual foi decidido que era altura de “pensar de forma livre e apontar para as estrelas”. Essa foi a razão pela qual o projeto foi batizado Galaxy.
O Projeto Galaxy resultou em duas divisões – a série sueca e a série holandesa que partilhavam a mesma tecnologia de base.
A empresa holandesa Volvo Car B.V iniciou o desenvolvimento que depois daria origem à Série 400 enquanto a Volvo Cars, na Suécia, desenvolveria a Série 850.
O primeiro modelo a ser apresentado foi o 850 GLT, com um motor de combustão normal, 20 válvulas e 170 cv. Durante a fase de desenvolvimento, a Volvo trabalhou arduamente na produção de um modelo que oferecesse enorme prazer de condução e que fosse, ao mesmo tempo, capaz de obter a correta admissão de combustível e insonorização de gases de escape.
Em Fevereiro de 1993 foi apresentada uma versão importante do 850 – a carrinha. Este modelo apresentava algumas características típicas da Volvo como uma traseira com ângulo reto para maximizar a capacidade de carga mas também um novo design nos seus faróis traseiros, completamente verticais e a cobrir completamente o poste D. Durante os trabalhos de desenvolvimento, Jan Wilsgaard – Chief Designer, chegou a ter um modelo no qual estas podiam ser removidas e substituídas. Esta carrinha chegou a ser premiada, no Japão, com o prestigioso “Good Design Grand Prize” em 1994 e em Itália com o prémio “Most beautiful estate”.
Posteriormente, a Série 850 passaria a oferecer várias opções de motor. Em 1994, foi apresentado no Salão de Genebra, o T-5R numa edição limitada a 2.500 unidades de cor amarela e com um motor turbo de 240 cv e 330 Nm. O nível de equipamento do carro incluía spoilers especiais, tubo de escape com formato quadrado e jantes de 17” com o nome Titan. Estes carros esgotaram em poucas semanas, sendo posteriormente produzida uma nova série de carros de cor preta seguida de uma nova série T-5R verde escura também de 2.500 unidades.
O ano de 1994 viu a Volvo regressar, e de que maneira, às pistas com duas carrinhas 850 na grelha de partida do Circuito de Thruxton em Inglaterra. Competir com carrinhas no prestigiado British Touring Car Championship (BTCC), atraiu enorme atenção tendo a Volvo investido bastante com a equipa Tom Walkinshaw Racing, na qual competia o piloto sueco Rickard Rydell e o holandês Jan Lammers. Em 1995, com a atualização das regras, tornou-se incomportável competir com carrinhas e a Volvo viu-se obrigada a trocar de modelo. Nessa época, Rickard Rydell terminaria o BTCC na 3ª posição.
Aclamado desde o início pela imprensa o Volvo 850, lançaria, em 1995, uma nova estreia mundial em matéria de segurança tendo sido o primeiro carro de produção a incluir airbags laterais.
O 850 AWD – o primeiro modelo Volvo com tração às 4 rodas foi lançado em 1996 e era capaz de fornecer, simultaneamente e a qualquer momento, tração às 4 rodas motrizes. Se uma das rodas traseiras começasse a girar, o sistema eletrónico TRACS, distribuiria automaticamente a energia à roda dianteira que apresentasse a melhor aderência. Este novo modelo, vinha equipado com um novo motor, com turbo boost, capaz de debitar 193 cv, e seria o predecessor dos modelos XC da Volvo com tração às 4 rodas.
O ano de 1996 assinalaria o final da produção do 850 tendo o seu ciclo de vida atingido um total de 1.360.522 automóveis produzidos.
Em 1997, os modelos seriam submetidos a enormes alterações dando origem ao S70 (versão saloon) e V70 (versão carrinha). A Volvo tem sido capaz de manter uma tradição única de carrinhas versáteis, seguras e com um nível de condução inigualável.