A LG Electronics acaba de anunciar a disponibilização do webOS, o seu popular ecossistema de TV , a outras marcas de TV parceiras, numa disrupção total do status quo de uma indústria reconhecida pelos vários sistemas operativos próprios dos diferentes fabricantes.
A LG vem assim expandir a sua experiência muito além da produção de TVs, abrangendo o desenvolvimento da plataforma de software webOS TV e a sua adoção por outras marcas de TV. Este passo tem o potencial de remodelar por completo o setor da TV para os fornecedores de tecnologia e de conteúdo, aumentando significativamente a presença e proeminência da LG no mercado global de home entertainment.
Sendo um elemento integral do aclamado ecossistema de home entertainment da LG, o webOS oferece uma facilidade de utilização excecional aos proprietários de TVs da marca, graças ao seu design intuitivo do interface, já desde 2014. Os licenciados do webOS TV passarão assim a receber o familiar e reconhecido design UX, juntamente com um conjunto de recursos rico como a pesquisa e o controlo de voz, algoritmos de IA integrados e conectividade simples, merecendo positivos elogios por parte da indústria e dos consumidores. Com o LG webOS TV, os parceiros também terão acesso a uma grande diversidade de opções de conteúdo, incluindo o acesso a apps de streaming global, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Video, além do serviço de streaming de desport DAZN e o LG Channels, o serviço de streaming de conteúdo premium gratuito da empresa*. Os modelos de TVs compatíveis também contarão com o comando exclusivo Magic Motion.
Mais de duas dezenas de fabricantes de TVs de todo o mundo já são parceiros da LG para a plataforma webOS, incluindo marcas como RCA, Ayonz e Konka, sendo que é expectável que este número suba no futuro. O ecossistema webOS conta com o apoio de parceiros tecnológicos como Realtek, Nuance, Gracenote, CEVA e Universal Electronics, entre muitos outros.
“A plataforma webOS é uma das formas mais fáceis e convenientes de aceder a milhões de horas de filmes e programas de TV”, afirma Park Hyoung-sei, presidente da LG Home Entertainment Company. “Ao darmos as boas-vindas a outros fabricantes, que agora se juntam ecossistema de TV webOS, estamos a embarcar num novo caminho que permite que muitos novos proprietários de TVs possam aceder à mesma experiência e conteúdos de excelência que se encontram disponíveis nas TVs da LG. Por isso, estamos ansiosos por trazer estes novos clientes para o incrível mundo do webOS TV.”
* A disponibilidade do conteúdo da app varia por região.