O Sommeliers Storytellers de hoje vai tentar contribuir para o esclarecimento de “Quanto vale um vinho?”. Nos produtos agroalimentares estamos habituados a encontrá-los em espaços próprios em função dos seus preços. No caso dos vinhos não é bem assim. Quando vamos a uma loja da especialidade ou, no dia a dia a um supermercado, estamos habituados a ver coabitar vinhos baratos e outros caros, ou mesmo muito caros. O mesmo sucede quando ‘percorremos’ a carta de vinhos de um restaurante. Que leva a que alguns vinhos custem alguns euros, enquanto outros podem chegar a custar centenas, ou mesmo, muitas centenas de euros?
A resposta não é assim tão simples. O preço de um vinho não se resume simplesmente aos custos de produção acrescidos da margem de distribuição.
Há muitas variáveis que podem influenciar o preço de venda de um vinho. Mas afinal quais os elementos tidos em conta para formar o preço final de um vinho? Será clara a diferença de preços existente entre vinhos?
O interesse pelo vinho aumentou, o setor regista uma mudança radical e tem-se verificado um aumento nos preços. Mas, quanto vale um vinho?
“Quanto vale um vinho” é o tema escolhido por André Figuinha e Rodolfo Tristão, para a próxima edição de Sommeliers Storytellers em que Carlos Cunha e Hugo Mendes são os convidados.
O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers, desta feita para o tema “Quanto vale um vinho”, está marcado para as 21h00 do próximo dia 1 de março, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa:
Links Evento:
Youtube Tintocão Facebook Tintocão Facebook anoticia Youtube A Notícia
Sobre:
Carlos Cunha
Export manager Portugal premium. Consultor na área do enoturismo.
Hugo Mendes
Natural de Santarém, Hugo Mendes é enólogo de formação. Estudou Engenharia Biotecnológica, mas foi depois de um estágio na Quinta da Alorna que descobriu o mundo dos vinhos. Até há pouco tempo, pertencia à equipa da Quinta da Murta, mas passou a dedicar-se inteiramente ao seu projeto pessoal. Lidera o seu projeto pessoal com uma abordagem única e visionária.
André Figuinha é sommelier profissional distinguido em 2019 como ‘Sommelier do Ano’ pela Mesa Marcada e também no mesmo ano pela revista Grandes Escolhas.
Nascido em Lisboa, Algés 1979, André Figuinha nem sempre sonhou em vir a ser sommelier. Com uma forte paixão ainda hoje pelo surf, era na eletrónica que via vir a ser a sua profissão. No final da década de 90, e após desistir de um curso superior de informática de gestão, e por obra do acaso, dedica-se à restauração. Nesta altura começa por ganhar um gosto imenso e uma vontade enorme de fazer mais e melhor na área e é aqui que encontra a sua verdadeira paixão de vida: vinho e hospitalidade!
Estudou várias línguas, fez o curso de sommelier no Estoril e alguns cursos especializados de vinhos entre outros. Trabalhou nos cruzeiros na Pincess Cruises onde conheceu e teve a experiência de outra realidade fora de Portugal. Teve o seu próprio restaurante, passou por vários grupos de restauração e chefs de renome em Lisboa. Atualmente é Head Sommelier no grupo Altis Hotels no restaurante Feitoria com uma estrela Michellin.
Cheio de ideias e ambição, contando já com mais de 20 anos de profissão e ainda com a noção de ter um longo caminho pela frente, abraça vários projetos. Dá formação de vinhos, consultoria, lidera provas comentadas de vinhos e faz treino de equipas de sala.
Disciplinado e determinado gosta de partilhar as suas experiências com os amantes do vinho de forma simples e descontraída. Encontrar o equilíbrio entre o vinho, a história e a emoção são as combinações diárias perfeitas para o desafio.
RODOLFO TRISTÃO, sommelier e consultor de vinhos, com uma carreira superior a 20 anos no mundo dos vinhos, tanto em Portugal como a nível internacional, notabilizou-se não só pelos prémios e distinções, entre os quais Sommelier do Ano 2016 pela Revista de Vinhos e Premio Arte da Sala da Academia da Gastronomia Portuguesa.
Tem acumulado ao longo da sua brilhante vida profissional, mas também na restauração, enquanto diretor de vinhos do GRUPO AVILEZ, onde permaneceu vários anos, com destaque para o BELCANTO, um dos melhores restaurantes do mundo.
Tirou o curso profissional de Restaurante/bar pela Escola Hotelaria e Turismo do Estoril, curso de sommelier. Licenciado em Produção Alimentar em Restauração pela ESHTE.
Tem ainda uma pós Graduação em Higiene e Segurança Alimentar pela ESHTE.
Especialista pela ESHTE em Hotelaria e Restauração.
É docente na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE), onde atualmente dá aulas de Enogastronomia e autor de dois livros, “Á Descoberta do Vinho”, 2010 e o último deles “Saber Beber Vinho”, lançado em 2019.
Pertence ao grupo de formadores do Curso de Escanções na Escola Hotelaria e Turismo do Estoril.
Foi durante alguns anos com muito orgulho Presidente dos Escanções de Portugal
Iniciou, entretanto, uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVRTejo) até porque, além de conceituado sommelier, é natural do Cartaxo e grande defensor do potencial dos vinhos da região. A sua atividade passa também pela consultoria especializada, na área dos vinhos e da vinha, criando projetos personalizados, especialmente desenhados à medida, onde se destaca a formação e elaboração de carta de vinhos.
Parceiro na empresa Martins Wine Advisor, considerada em Uk a melhor ao nível de Serviço de vinhos 2019 ( www.martinswineadvisor.com).
Faz parte do Painel de Provas da Revista de Vinhos.
Responsável, chefe da Camara de Provadores da Comissão Vitivinicola dos Açores.