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“Gestão e serviço Os dois lados sobre hotéis com restaurantes Michelin”

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“Gestão e serviço Os dois lados sobre hotéis com restaurantes Michelin”
Gestão e serviço Os dois lados sobre hotéis com restaurantes Michelin - ®DR

O fator humano é crucial na experiência que se vive num restaurante, assim a gestão e o serviço são dois dos lados de fundamental importância em restaurantes com estrelas Michelin.

O que realmente separa um bom de um excelente restaurante é a consistência e a atenção que é dada aos detalhes. Tudo conta para que uma experiência seja perfeita. Há que cuidar para que haja uma atitude consistente pois apenas assim o nível de serviço se manterá.  Se as equipas de cozinha e de sala estão compenetradas, a energia positiva percebe-se no ambiente e o serviço flui roçando a perfeição.

Para se ter noção da importância das estrelas Michelin, o facto de se perder uma pode significar a falência do restaurante, ou na parte mais dramática, uma tragédia como a do chef Bernard Loiseau que se suicidou em fevereiro de 2003 perante os rumores de perder as estrelas que o seu estabelecimento possuía. Já a conquista das estrelas pode colocar o estabelecimento no mapa da gastronomia mundial e tal como José Avillez, chef do Belcanto, disse ao Observador, que uma estrela Michelin fez com que aumentasse em 40% a afluência ao seu restaurante de duas estrelas Michelin.

De forma simplista podemos dizer que o guia divide os restaurantes e hotéis em categorias, e receber uma estrela significa que ele é muito bom na sua categoria. As duas estrelas significam uma cozinha excelente e vinhos de primeira classe. Já as três estrelas, significam culinária excecional, refeições divinas, vinhos de ‘deuses’ e, juntando o serviço maravilhoso a isso, a experiência no local é ímpar.

Bruno Correia e Gonçalo Ramalho são os convidados desta semana do Sommeliers Storytellers que tem como tema “Gestão e serviço Os dois lados sobre hotéis com restaurantes Michelin”

O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h30 desta segunda-feira, 19 de abril, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa.

Gestão e serviço restaurantes Michelin
Gestão e serviço Os dois lados sobre hotéis com restaurantes Michelin – ®DR

Sobre: 

Bruno Correia, diretor geral do Altis Belém Hotel & Spa tem Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Lusíada de Lisboa e completou a sua formação com Master em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Graduação em Direção Hoteleira pela Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal. 
Na hotelaria, iniciou o seu percurso em 2006 na área de Eventos no Altis Grand Hotel, tendo posteriormente transitado para o Altis Belém Hotel & SPA onde desempenhou as funções de coordenador de Eventos, Responsável de Eventos, Assistente Operacional de F&B e Diretor de F&B.

Gonçalo Ramalho

Sommelier Fortaleza do Guincho

Desde que começou a trabalhar, sempre esteve em contato com os clientes e isso permitiu-lhe comunicar, interagir e adaptar o seu perfil de acordo com o perfil do cliente. Foi ensinado a lidar com o stresse e a pressão de um serviço de restaurante.  “O meu objetivo é atingir um nível de independência onde possa, através do meu conhecimento e experiência, ultrapassar as expectativas dos clientes”. 

aNOTÍCIA.pt