O fator humano é crucial na experiência que se vive num restaurante, assim a gestão e o serviço são dois dos lados de fundamental importância em restaurantes com estrelas Michelin.
O que realmente separa um bom de um excelente restaurante é a consistência e a atenção que é dada aos detalhes. Tudo conta para que uma experiência seja perfeita. Há que cuidar para que haja uma atitude consistente pois apenas assim o nível de serviço se manterá. Se as equipas de cozinha e de sala estão compenetradas, a energia positiva percebe-se no ambiente e o serviço flui roçando a perfeição.
Para se ter noção da importância das estrelas Michelin, o facto de se perder uma pode significar a falência do restaurante, ou na parte mais dramática, uma tragédia como a do chef Bernard Loiseau que se suicidou em fevereiro de 2003 perante os rumores de perder as estrelas que o seu estabelecimento possuía. Já a conquista das estrelas pode colocar o estabelecimento no mapa da gastronomia mundial e tal como José Avillez, chef do Belcanto, disse ao Observador, que uma estrela Michelin fez com que aumentasse em 40% a afluência ao seu restaurante de duas estrelas Michelin.
De forma simplista podemos dizer que o guia divide os restaurantes e hotéis em categorias, e receber uma estrela significa que ele é muito bom na sua categoria. As duas estrelas significam uma cozinha excelente e vinhos de primeira classe. Já as três estrelas, significam culinária excecional, refeições divinas, vinhos de ‘deuses’ e, juntando o serviço maravilhoso a isso, a experiência no local é ímpar.
Bruno Correia e Gonçalo Ramalho são os convidados desta semana do Sommeliers Storytellers que tem como tema “Gestão e serviço Os dois lados sobre hotéis com restaurantes Michelin”
O encontro para mais uma emissão do Sommeliers Storytellers está marcado para as 21h30 desta segunda-feira, 19 de abril, e terá transmissão em direto nos canais oficiais do programa.
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