Até ao dia 06 de junho, 186 cadetes da Escola Naval da Marinha participam no exercício militar Tróia 2021 que decorre entre a Base Naval de Lisboa, a Mata da Machada e a Escola de Fuzileiros.
Nesta atividade, organizada no âmbito do Plano Anual de Atividades Escolares da Escola Naval, participam alunos do 1.º, 2.º, 3.º e 4.º ano do Mestrado Integrado e Licenciatura em Ciências Militares Navais e Licenciatura em Tecnologias Militares Navais.
O principal objetivo deste exercício é proporcionar aos cadetes a consolidação e prática dos conhecimentos adquiridos durante as instruções de formação marinheira, de comportamento organizacional, organização e instrução militar, permitindo-lhes, igualmente, desenvolverem e treinarem a capacidade de liderança, sentido de camaradagem, espírito de corpo, coragem física e moral, fortalecendo, deste modo, qualidades de chefia e de liderança relevantes no desenvolvimento da carreira de um oficial de Marinha.
Para o planeamento e execução do exercício, a Escola Naval conta com a colaboração de várias unidades da Marinha e da Autoridade Marítima Nacional, nomeadamente, o Corpo de Fuzileiros, através da Unidade de Meios de Desembarque e da Escola de Fuzileiros, do Comando Naval, através do Destacamento de Mergulhadores n.º 2, Base Naval de Lisboa, da Escola de Tecnologias Navais, Direção de Transportes e a Capitania do Porto de Lisboa.
Sobre:
A Escola Naval é um estabelecimento de Ensino Superior Público Universitário Militar destinado a formar os Oficiais dos quadros permanentes da Marinha Portuguesa.
A instituição conta com um corpo docente superior a 70 professores militares e civis, que associam à sua função de docência uma vasta experiência profissional.
O Corpo de Alunos está dividido em 5 companhias, correspondendo uma a cada ano de ingresso, constituindo um efetivo total de, aproximadamente, 300 alunos.
A Escola Naval oferece aos seus cadetes um vasto leque de serviços, assegurando desse modo, um ensino de excelência, com formação académica e militar-naval.