Sucedendo a Portugal, a Itália venceu esta noite em Wembley a Inglaterra por 3-2, nas grandes penalidades, tornando-se assim na nova campeã da Europa.
No final deste campeonato muito sui generis, recordamos que Cristiano Ronaldo sagra-se, assim, o melhor marcador do Euro 2020, com cinco golos – os mesmos que o checo Patrick Schick, que não soma assistências, ao contrário do português.
Foram precisos apenas 2 minutos para a Inglaterra, inaugurar o marcador em Wembley. Numa jogada de insistência do lado direito conduzida por Trippier, Harry Kane atraiu os defesas italianos e Luke Shaw fazendo o primeiro golo dos ingleses.
Foi o golo mais rápido alguma vez marcado numa final de um Europeu, ultrapassando o remate de Chus Pereda aos seis minutos na final de 1964.
Durante a primeira meia hora de jogo, provavelmente motivada pelo golo, a equipa orientada de Gareth Southgate superiorizou-se taticamente frente à Itália, que parecia abafada pela seleção inglesa demorando a perceber a estratégia do adversário.
Só no último quarto de hora é que os transalpinos começaram a ter mais a posse de golo, e aos 35’ esteve à vista o golo do empate, quando Chiesa arrancou pelo centro do terreno e atirou de pé esquerdo, com o remate a passar a escassos centímetros da baliza de Pickford.
Ao intervalo, a Inglaterra era a seleção em melhor posição para substituir Portugal como campeã da Europa, uma vez que vencia a Itália, por 1-0, com um golo histórico de Luke Shaw.
No início da segunda parte, Raheem Sterling (47’) cai na grande área italiana e ingleses ficam a pedir penálti. O árbitro Björn Kuipers mandou seguir.
A Itália começou a pressionar mais e a chegar-se à área da Inglaterra, por diversas ocasiões e com algum perigo. Aos 62 minutos, Chiesa, aventurou-se sozinho, ludibriou os adversários e já na grande área inglesa atirou, mas Pickford foi ao chão esticar-se e roubar a alegria aos italianos.
A seleção italiana, continuava a ameaçar e aos 67’ finalmente acabou por concretizar. Leonardo Bonucci apareceu na área e finalizou na sequência de um canto, empatando o jogo com um remate de cabeça. Estava relançada a final em Wembley.
Aos 73’, uma oportunidade falhada para a Itália ganhar vantagem no jogo. Domenico Berardi fica muito perto do segundo golo da Itália, após um grande passe em profundidade de Leonardo Bonucci.
A 10 minutos do final do tempo regulamentar, com Belotti e Chiesa na frente de ataque, a Itália mostrava-se superior, enquanto a Inglaterra sentia muitas dificuldades na fase de construção.
Termina o tempo regulamentar do jogo da final do Euro 2020, com um empate a uma bola. Segue-se o prolongamento em Wembley, para decidir quem será o sucessor de Portugal.
Na primeira parte do prolongamento, a Itália mantém-se por cima na partida, tentando chegar à grande área da Inglaterra através de passes curtos, utilizando os três corredores. A Itália esteve próxima da baliza de Pickford, mas não conseguiu concretizar.
Aos 109’ a Itália esteve próxima da baliza de Pickford, mas não conseguiu concretizar. Nesta fase do jogo, ambas as seleções já acusavam grande fadiga.
Acabou o prolongamento e o campeão europeu, mais mesmo ser decidido nas grandes penalidades.
Nas grandes penalidades a Italia foi mais forte com golos de Leonardo Bonucci (Penálti) – 121+4′, Federico Bernardeschi (Penálti) – 121+6′, Domenico Berardi (Penálti) – 121+1’e com o golo de Leonardo Bonucci – 67′.
A Inglaterra perdeu nos penáltis frente à Itália, que sucede a Portugal como nova campeã da Europa. Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka falharam da marca dos onze metros.
Nas grandes penalidades a Itália foi mais forte com golos de Leonardo Bonucci (Penálti) – 121+4′, Federico Bernardeschi (Penálti) – 121+6′, Domenico Berardi (Penálti) – 121+1′.