Depois da edição de 2020 totalmente online, o Amadora BD regressa ao seu formato original.
Exposições, lançamentos, sessões de autógrafos, apresentações e palestras fazem parte da programação deste ano que contará ainda com algumas iniciativas em formato híbrido.
Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) marcam também presença na edição deste ano e distinguem, pela primeira vez, com um prémio pecuniário de €5.000 a Melhor Banda Desenhada de Autor Português.
O Amadora BD, evento nacional dedicado à Banda Desenhada regressa, em modo presencial, à cidade portuguesa da Banda Desenhada. De 21 de outubro a 1 de novembro 2021, a Amadora volta a receber mais uma edição do Amadora BD.
Ajustando a sua programação às exigências e restrições impostas pela pandemia Covid-19, o Amadora BD 2021 vai ocupar três zonas distintas na cidade da Amadora: o Ski Skate Amadora Park, com o núcleo central; e núcleos paralelos na Bedeteca da Amadora e na Galeria Municipal Artur Bual. Exposições, lançamentos e workshops são algumas das atividades disponibilizadas relacionadas com a temática da Banda Desenhada. De modo a conseguir manter as atividades habituais – nomeadamente palestras com autores, nacionais e internacionais – o Amadora BD irá completar a programação presencial com algumas iniciativas híbridas.
O evento culminará com a habitual cerimónia de entrega dos Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) que, este ano, pela primeira vez, atribuem um prémio pecuniário no valor de € 5.000, à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português.
Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA)
Os Prémios de Banda Desenhada da Amadora (PBDA) são uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito do Amadora BD que, desde 1989, distingue os autores de banda desenhada, portugueses e internacionais.
Em 2021, o Amadora BD pretende reforçar o apoio aos autores e à banda desenhada. Por isso, introduziu algumas alterações na edição deste ano dos PBDA, que visam não só valorizar o livro, mas também devolver o papel de protagonista à banda desenhada. Com a atribuição, pela primeira vez, de um prémio pecuniário à Melhor Obra de Banda Desenhada de Autor Português, o Amadora BD quer reafirmar o compromisso e missão de investir nos autores e na banda desenhada. Há mais de 30 anos que o Festival apoia a produção de obras deste género literário, em contexto nacional e com impacto internacional.
As inscrições para os Prémios de Banda Desenhada da Amadora 2021 estão abertas e no concurso podem participar todas as edições de banda desenhada, publicadas em Portugal, entre junho de 2020 e julho de 2021. São admitidas a concurso as publicações, com distribuição comercial, com um mínimo de 30 páginas e/ou as publicações, que sem distribuição comercial, têm no mínimo 12 páginas.
Mais informações sobre os PBDA e os Concursos Municipal e Nacional de Banda Desenhada da Amadora emhttps://bit.ly/3CyTE2b.