Mais de 50 pessoas vão preparar um tapete de 100 metros quadrados, utilizando duas toneladas de sal e homenageando a mulher da Ribeira de Viana do Castelo, momento de destaque da Romaria d’Agonia de 2021.
O tapete será confecionado na madrugada de quinta para sexta-feira, na Alameda da Senhora da Agonia, e terá 40 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, com a particularidade de juntar moradores que todos os anos realizam os mesmos tapetes de sal, mas nas cinco ruas da Ribeira de Viana do Castelo.
No único tapete de sal a confecionar este ano, para a Romaria d’Agonia – devido às restrições da pandemia -, os moradores decidiram homenagear a mulher da Ribeira e destacar a importância da reciclagem. Assim, serão reutilizados desenhos de festas anteriores e pela primeira vez reaproveitado sal aplicado em tapetes feitos noutros anos, sobretudo o colorido.
É que pelo segundo ano consecutivo, os habituais tapetes de sal da Ribeira, preparados pelos moradores para serem percorridos em procissão pela imagem da Senhora d’Agonia na típica devoção dos pescadores locais, voltam a não ser feitos nas ruas, devido às regras de prevenção da pandemia de covid-19, e será apenas realizado o tapete principal na alameda de acesso ao templo da padroeira dos pescadores e da Romaria. O trabalho será concluído apenas ao amanhecer do dia 20 de agosto, sexta-feira, dia da Senhora d’Agonia, e poderá ser apreciado ao longo do mesmo dia.
“A pandemia impede-nos, pelo segundo ano, de fazermos a festa com o brilho de sempre, mas a dedicação e orgulho do nosso povo são únicos. E com esta genuinidade, esforço e responsabilidade será possível recriar a grandeza da nossa festa, cumprindo todas as regras sanitárias em vigor”, afirma António Cruz, presidente da Comissão de Festas da Romaria da Senhora d’Agonia.
A Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia realiza-se, anualmente, em Viana do Castelo, desde 1772. A festa de 2021 volta a ter alguns momentos ao vivo, no Centro Cultural de Viana do Castelo, como o regresso da Festa do Traje e dos concertos musicais, mas faz-se sobretudo com um programa ‘online’, através de conteúdos inéditos a divulgar nas redes sociais, incluindo histórias e
os rostos por trás dos principais momentos, que este ano voltam a não sair à rua devido à pandemia, para evitar aglomerações.
“Escolhemos o Centro Cultural para os concertos e para a Festa do Traje, precisamente por ser um espaço amplo, que já funciona com a lotação reduzida face ao habitual, devido às regras em vigor e porque primeiro está a segurança de todos. O público terá acesso controlado, evitando aglomerações e inclusive as entradas serão gratuitas, obrigando apenas a levantar o bilhete previamente”, destaca António Cruz.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, delegou a presidência da Comissão de Honra das Festas d’Agonia de 2021, que vai decorrer de 19 a 22 de agosto, na atriz Melânia Gomes.
De acordo o programa da Romaria, na quinta-feira, 19 de agosto, pelas 11:00, realiza-se a habitual apresentação de cumprimentos da Comissão de Festas ao Executivo Municipal, que terá transmissão em direto nas redes sociais a partir do Teatro Municipal Sá de Miranda, com as típicas mordomas da Romaria a ocuparem as frisas da sala.
Pelas 16:00 serão divulgados conteúdos multimédia sobre o tradicional Desfile da Mordomia e pelas 16:30 apresentado o livro “A Mordomia”, de Hermenegildo Viana. O primeiro dia de festa encerra com o espetáculo também já habitual dos Sons do Minho, no Centro Cultural, pelas 22:00, com lotação de público ao vivo limitada e transmissão em direto nas redes sociais.
Na sexta-feira, 20 de agosto, será divulgado nas redes sociais da Romaria, pelas 09:00, um vídeo inédito sobre os Tapetes da Ribeira e às 10:30 transmitida em direto nas mesmas plataformas a Solene Concelebração Eucarística no Santuário de Nossa Senhora d’Agonia.
À tarde, pelas 16:30, será divulgado outro vídeo produzido para esta Romaria, sobre a tradicional Procissão ao Mar, que também não se realiza em 2021, e às 22:00 o Centro Cultural de Viana do Castelo recebe o espetáculo de Augusto Canário e Amigos, igualmente com limitação de público e transmissão em direto nas redes sociais.
No sábado, 21 de agosto, serão divulgados vídeos e conteúdos multimédia sobre a Revista de Gigantones e Cabeçudos (12:00) e sobre o Cortejo Histórico- Etnográfico (14:00), outros dois momentos tradicionais que não se realizam este ano, devido à pandemia.
Com lotação limitada e transmissão em direto nas redes sociais, realizam-se ainda no Centro Cultural o Festival de Folclore (15:00) e o concerto da Orquestra Popular Sopro de Cordas de Outeiro (22:00).
No domingo, 22 de agosto, último dia da festa, realiza-se pelas 10:30 a Eucaristia Solene no santuário de Nossa senhora d’Agonia e às 22:00, com lotação limitada e transmissão em direto nas redes sociais, volta a realizar-se a Festa do Traje, depois do interregno em 2020, igualmente no Centro Cultural.
Serão ainda divulgados vídeos sobre a habitual Procissão Solene em honra de Nossa Senhora d’Agonia, às 16:00, e sobre a típica Serenata de Fogo-de- artifício, pelas 24:00, dois momentos que também não serão realizados este ano. Toda a programação, eventos, conteúdos e informações relativas à Romaria d’Agonia de 2021 estão disponíveis na página oficial da festa, em www.festasdagonia.com e nas redes sociais.