Diversos jogos tradicionais vão invadir a Encosta da Barata, em Abrantes, já no próximo fim de semana 18 e 19 de setembro, entre as 10h e as 13h e as 15h e as 18h, com a iniciativa “Jogos do Hélder – Ganhar Sorrisos”, de Hélder Sucena.
A iniciativa insere-se na programação cultural em rede do Médio Tejo – Caminhos das Pessoas e dirige-se a pessoas de todas as idades, com desafios lúdicos, onde todos são desafiados a brincar, desde os mais pequenos, aos mais idosos. Os Jogos do Hélder pretendem criar pontes intergeracionais e culturais, quebrando a monotonia, criando uma energia positiva e momentos de alegria e Abrantes não será exceção..
A simplicidade e a naturalidade dos Jogos do Hélder, levam a que o publico facilmente se deixe envolver pelos vários desafios propostos e dispostos de forma a criarem um circuito desafiante. A diversão conquista miúdos e graúdos.
Hélder Sucena é o homem que um dia decidiu começar a construir jogos em madeira, com cordas e bolas, que desafiam a nossa agilidade mental, destreza manual, equilíbrio e pontaria, para os conseguirmos vencer. Alguns são recriações de jogos da sua infância, outros inspirados em jogos de computador.
Preocupado com a sociedade que temos hoje, com o pouco tempo que os pais têm para dedicar aos filhos e aos seus idosos, Hélder Sucena acredita que os seus projetos podem vir a ajudar as relações entre as famílias, criando um sentimento de identidade com a comunidade, conduzindo ao fortalecimento dos laços de solidariedade.
No seguimento da programação da iniciativa “Caminhos das Pessoas”, Abrantes irá receber nos dias 15 e 16 de outubro, o workshop para famílias “Caça Texturas”, com Miguel Horta, onde os participantes partem à procura de texturas pelas ruas, jardins e praças da cidade.
Mais à frente no calendário, entre 15 de novembro e 31 de dezembro, Abrantes recebe a iniciativa “Retratos da Minha Terra”, onde o artista Augusto Brázio irá percorrer e fotografar as ruas do centro histórico e as lojas do comércio tradicional. O trabalho de captação de imagens irá depois resultar numa exposição.
A programação cultural em rede é promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e pelos municípios de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.