A Makro, empresa grossista que comercializa produtos para o setor da restauração e hotelaria, consciente da importância da informação e da documentação para a tomada de decisões logísticas, apostou na construção de uma “Control Tower” para a sua rede logística e a integração de todas as suas plataformas, com o apoio do Sistema de Gestão de Armazéns (WMS) da Generix Group, empresa editora de soluções colaborativas para os ecossistemas da Supply Chain, indústria e retalho.
A Makro tem uma vasta experiência como parceiro de referência para o setor hoteleiro. Assim, o controlo e o compromisso com o serviço logístico são fatores-chave para a empresa. Conscientes disso, a sua estratégia passa por reforçar ainda mais essa posição, ganhar capacidade de adaptação e de tomada de decisões, através da visibilidade da supply chain, para continuar a construir uma logística adaptada e melhorada, bem como de uma cadeia “data driven” que facilite a tomada de decisões ágeis com base na investigação e nos dados.
Aposta no serviço ao cliente e no omnicanal
O omnicanal e a melhoria dos serviços online é outra prioridade para os seus clientes do setor hoteleiro. Para o conseguir, a digitalização da supply chain será uma das chaves do sucesso. A Makro decidiu abordar a questão de forma proactiva e com as ferramentas adequadas: uma Control Tower para a recolha e monitorização da informação e um sistema integrado e único de Gestão de Armazéns para todas as suas plataformas, que permite a melhoria contínua das suas operações.
Soluções adotadas da Generix Group pela Makro
Para realizar esta mudança profunda, a Makro selecionou várias soluções da suite Generix Supply Chain Hub:
Por um lado, decidiu implementar a solução de Gestão de Armazéns – Generix WMS nos seus armazéns. O sistema de Gestão de Armazéns (WMS) da Generix permite um controlo exaustivo de todas as operações de armazém, disponibilizando toda a informação em tempo real e facilitando a tomada de decisões rápidas. A sua facilidade de parametrização e de utilização pelo cliente, a profundidade funcional disponível, a experiência no setor e a sua capacidade de gestão multi-armazém e com diversas operações foram algumas das razões que justificaram esta escolha.
Como complemento, irá implementar a solução de Gestão do Parque de Camiões – Generix YMS que permitirá um controlo exaustivo do tráfego de camiões das suas plataformas, maximizando as capacidades do parque, equilibrando entradas, saídas e processos de carga, eliminando os processos administrativos e, por último, automatizando o booking com as transportadoras. Uma tarefa decisiva numa empresa que procura um grande nível de eficiência nas suas operações logísticas.
“O nosso objetivo é beneficiar de ferramentas que, não só permitem a maior eficiência logística ao dia de hoje, como também permitem a capacidade de adaptação às mudanças futuras. Tudo isto com um controlo preciso em tempo real dos nossos armazéns e integrado com os nossos sistemas de gestão (ERP). Desta forma, podemos tomar decisões no menor tempo possível, ganhando agilidade e eficiência”, diz Carmelo Asegurado, Head Of Supply Chain da Makro.
“Ter toda a informação relevante disponível em tempo real é o primeiro passo para um ambicioso plano de crescimento logístico como aquele que se pretende implementar. Isto foi entendido pelos responsáveis da Makro e, para isso, determinaram que as ferramentas WMS e YMS da Generix são as soluções ideais. Estamos muito orgulhosos de poder acompanhá-los neste projeto”, afirma Philippe Ducellier CEO do Grupo Generix Espanha.