Depois do Brasil a “Dão Experience” dá a conhecer a região no Canadá.
Em agosto, a CVR Dão esteve a promover os vinhos da região no Brasil com a realização de eventos adequados à pandemia: seminários. Com o regresso à quase normalidade, desta vez os vinhos viajaram para a América do Norte, mais precisamente ao Canadá, onde decorreram dois almoços com harmonização de vinhos do Dão, nos quais participaram sommeliers e jornalistas. Dando desta forma continuidade a iniciativa Dão Experience, que tem como objetivo a promoção da região “fora de portas”.
Em Toronto, realizou-se, em parceria com a “Canadian Association of Professional Sommeliers (CAPS), no dia 4 de outubro um almoço harmonizado com vinhos do Dão, apresentado por José Luis Fernandez, Melhor Sommelier de Ontário, e Lynn Abernethy, Presidente da CAPS Ontário. O almoço contou com a presença de jornalistas e sommeliers que ainda tiveram a oportunidade de assistir a um seminário de âmbito nacional, via zoom. Já no dia seguinte, a mesma ação teve lugar em Montreal e os convidados assistiram ainda a uma masterclass apresentada por Hugo Duschesne, eleito Melhor Sommelier do Quebec. Os vinhos do Dão apresentados nos dois almoços foram os que alcançaram melhor classificação no concurso “Os melhores vinhos do Dão” de 2021 dos produtores: Adega Cooperativa de Penalva do Castelo, Casa da Passarella, Global Wines e Ladeira da Santa.
“Uma vez que aos poucos estamos a regressar ao normal e com todas as medidas de segurança e bem-estar acauteladas, quisemos regressar às apresentações presenciais. O Canadá, que tem uma grande importância estratégica para o Dão, foi o país onde retomamos as nossas ações presenciais e conseguimos estar com jornalistas e sommeliers. Apesar de as tecnologias nos terem permitido continuar a promoção dos nossos vinhos durante o confinamento, o contacto presencial é, sem dúvida, muito mais proveitoso”, explica Arlindo Cunha, Presidente da CVR Dão.
Esta ação de internacionalização também já passou pelos EUA, onde se realizaram dois almoços harmonizados dirigidos a media e trade, um em Nova Iorque e outro em Nova Jérsia, conduzidos por Bruno Almeida, Wine and Spirits Educator, Sommelier e Wine Director. Depois do Canadá a “Dão Experience” irá levar os vinhos do Dão a viajar até outros países, como o Japão e a Suíça.