fbpx
Início Desporto Jacop Kiplimo bate recorde do mundo no aniversário da 30ª Meia Maratona de Lisboa

Jacop Kiplimo bate recorde do mundo no aniversário da 30ª Meia Maratona de Lisboa

0
Jacop Kiplimo bate recorde do mundo no aniversário da 30ª Meia Maratona de Lisboa
Jacop Kiplimo bate recorde do mundo no aniversário da 30ª Meia Maratona de Lisboa - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O recorde do mundo da meia-maratona, foi batido em Lisboa pelo atleta ugandês Jacop Kiplimo, atual campeão do mundo da distância, reduzindo em um segundo o recorde que pertencia ao queniano Kibiwott Kandie. Em femininos a etíope Tsehay Beyan, foi a vencedora com o tempo de 1:06.06 horas.

O ugandês Jacob Kiplimo, cabeça de cartaz na lista de atletas de elite que disputaram hoje (21) a EDP Meia Maratona de Lisboa, que este ano celebra a sua 30.ª edição, bateu o record do mundo da distância, reduzindo em um segundo o recorde que pertencia ao queniano Kibiwott Kandie.

Jacob Kiplimo, para além de ter conseguido o estatuto de atleta mais veloz de sempre na distância, recebeu ainda um bónus de 100 mil euros.

O pódio ficou completo com os etíopes Huseyidin Esa e Gerba Dibaba, segundo e terceiro classificados, respetivamente, com o mesmo tempo de 59.39 minutos. O melhor português foi Hermano Ferreira, em 17º, com 01:03.33.

Na prova feminina, a etíope Tsemay Beyan levou a melhor perante a concorrência das quenianas Daisy Cherotich (1:06.15) e Joyce Tele (1:06.19), que concluíram o pódio. A melhor portuguesa foi Cátia Santos, em 11º lugar com o tempo de 1:11.15.

De acordo com a organização, a prova terá ainda quer ser homologada para confirmar o tempo feito como recorde mundial.

Trinta e cinco minutos, depois da partida da Meia Maratona, foi dada a partida da Vodafone 10K, prova com um percurso de 10 km cronometrados, que substituiu a tradicional MiniMaratona, mas que mantém o seu caracter popular, convidando milhares de participantes a percorrer a distância ao seu ritmo preferido.

A Vodafone 10K foi ganha por Fábio Mascarenhas, com o tempo de 32:26, seguido de Fernando Silva, com 32:47. Em terceiro lugar ficou Sebastien Bauer, com 33:18.

Na prova feminina o primeiro lugar foi para Tereza Jagosova, da República Checa com 36:49. O segundo e o terceiro lugar foram ocupados elas portuguesas Ana Dias e Sara Pereira, respetivamente com 38.21 e 38:44.

Carlos Moia, na conferencia de imprensa que se seguiu à prova, referiu que este recorde que Jacob Kiplimo, bateu “é fantástico para Lisboa, porque é a quarta vez que se bate o record em Lisboa. É fantástico para a cidade de Lisboa, para os patrocinadores, para todos os que nos ajudam, portanto deixo aqui uma grande palavra de agradecimento a todos os que nos têm ajudado.”.

No final, cantou-se os parabéns, apagaram-se as velas e brindou-se aos 30 anos do Maratona Clube de Portugal.

aNOTÍCIA.pt