Depois de dois anos sem celebrações Pascais, por força da pandemia, Vila Real recebeu mais uma edição da Via Dolorosa de Jesus Cristo, integrada na Semana Santa. A encenação teve início na Sé Catedral onde foi representado a Última Ceia e o Lava-pés de Jesus, deslocando-se até à Vila Velha, com a encenação de Jesus a Orar no Monte das Oliveiras, seguindo pelas principais artérias da cidade, com a “Procissão do Enterro do Senhor”, passando por locais emblemáticos, de interesse cultural e religioso, do centro histórico. As representações cénicas ficaram a cargo da companhia de teatro vila-realense – Filandorra – que envolveu cerca de uma centena de pessoas entre atores profissionais, elementos do Coro Marco Aurélio e figurantes populares.
Dezenas de pessoas, entre residentes e visitantes, acompanharam com muito entusiasmo os diversos episódios dos últimos dias de Jesus Cristo. Esta iniciativa do Município contou ainda com o apoio da Diocese de Vila Real, que celebra a 20 de abril o seu centésimo aniversário. Realizar-se-á uma eucaristia solene, com um concerto solene de órgão sinfónico, e vai ser também inaugurada a exposição “Memória Fotográfica”, no Museu do Som e da Imagem, que faz uma viagem documental por estes 100 anos.
Com a realização destas iniciativas o Município de Vila Real pretende tirar partido de uma época do ano que não é particularmente forte em termos turísticos mas que, a cada ano que passa, tem vindo a ganhar vitalidade com a atração de visitantes, particularmente oriundos da vizinha Espanha, que procuram eventos que se afirmem pela diferença.