No Grande Prémio de Espanha de MotoGP, sexta prova do Mundial de motociclismo de velocidade, que se realizou no circuito de Jerez de la Frontera, Miguel Oliveira classificou-se na 12º posição. O prova foi ganha pelo italiano Francesco Bagnaia da Ducati.
O piloto de Almada, que partiu do 21.º lugar, concluiu as 25 voltas da corrida a 23,131 segundos do vencedor, com o francês Fábio Quartararo (Yamaha) na segunda posição, a 0,285, e o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) em terceiro, a 10,977.
Estes resultados, dão a Quartararo a liderança isolada do campeonato do mundo de MotoGP, com 89 pontos, enquanto Miguel Oliveira, que somou quatro, desceu ao 10.º lugar, com 43 pontos.
Após a vitoria no GP de Espanha, Francesco Bagnaia fica com 56 pontos e Aleix Espargaró, que se classificou na terceira posição, com 82.
Relativamente ao mau resultado na qualificação para o Grande Prémio de Espanha de MotoGP, sexta ronda da temporada, Miguel Oliveira, explicou à imprensa, que foi para a qualificação “confiante que conseguiria ser rápido, depois de uma grande quarta sessão de treinos livres”, em que foi o quinto classificado.
Contudo “um pequeno problema técnico”, que a equipa não conseguiu “resolver a tempo”, impediu que fosse além do 21.º lugar.
No GP da Espanha de MotoGP deste domingo, a grande disputa foi entre Francesco Bagnaia e Fabio Quartararo, isto porque, nas 25 voltas da prova, os dois pareceram estar numa corrida à parte. Depois de um início de ano muito irregular, Francesco Bagnaia, piloto da Ducati, que saiu da pole-position da etapa deu a volta por cima conseguindo segurar as investidas de Quartarato para vencer pela primeira vez em 2022, com uma vitória sólida no GP da Espanha.
A próxima corrida de Moto GP, será o GP de França, a sétima, prova do Mundial, que se vai realizar dentro de duas semanas em Le Mans, França, em que Fabio Quartararo chega como líder do Mundial, à frente de Aleix Espargaro.